Hard skills e soft skills são conceitos amplamente utilizados no momento de selecionar candidatos para uma vaga de trabalho ou até ao proporcionar momentos de formação para uma equipe da organização.
Assim, conhecer os termos é fundamental tanto para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho quanto para aqueles que procuram maneiras de tornar o ambiente de uma empresa mais produtivo.
Para aplicar os conceitos com eficácia, é preciso entender no que consistem e como podem se complementar.
Continue a leitura para entender o que são hard skills e soft skills, além de como desenvolvê-las!
Hard skills e soft skills não passam de conjuntos de habilidades, mas que estão voltados para aspectos diferentes.
O mercado de trabalho atual já não é mais o mesmo que há muitos anos, tendo em vista as transformações pelas quais a sociedade passou e a mudança nas relações estabelecidas em um ambiente profissional.
Por isso, contar com uma formação acadêmica na área em que se deseja ingressar já não é o único fator relevante para alcançar uma boa colocação em relação à concorrência.
As hard skills e soft skills representam uma nova maneira de encarar essa questão, pensando em elementos mais variados e que se complementam na atuação de um profissional.
A seguir, você encontra as particularidades de cada um desses conjuntos. Confira abaixo!
As soft skills são habilidades relacionadas ao comportamento do indivíduo e a maneira como ele estabelece suas relações interpessoais, sendo um conjunto de traços bastante importantes para cargos que exigem trabalho em equipe.
Ao atuar em equipe, é essencial que um profissional saiba se comunicar com clareza e assertividade, que demonstre iniciativa na resolução de problemas, tenha inteligência emocional para desenvolver atividades sob pressão, entre outras competências.
Outros exemplos de soft skills são:
Seja qual for o setor de trabalho, habilidades como essas permitem uma atuação mais eficiente para a empresa como um todo, seja por meio da entrega de melhores resultados ou na melhoria do clima organizacional.
As hard skills, por outro lado, estão associadas ao conhecimento técnico de um profissional acerca de sua área de atuação.
Dessa maneira, esse conjunto de habilidades é adquirido ao longo da formação do indivíduo, por meio de cursos e habilitações, além de ser desenvolvida por meio de sua experiência no ramo.
Assim, cabe destacar que, embora os traços interpessoais dos profissionais passem a ser avaliados através das soft skills, o conhecimento técnico continua tendo grande valor para um trabalho eficiente.
Entre alguns exemplos de hard skills, podemos mencionar:
Para apresentar as hard skills e soft skills necessárias para se destacar no mercado, é possível investir em treinamento e alcançar esse objetivo com grande eficácia.
O primeiro grupo de habilidades pode ser alcançado através de cursos de graduação e pós-graduação, no ensino superior e também outros cursos na área de atuação do profissional, disponíveis em grande número na internet.
Já o segundo, pode ser desenvolvido com a ajuda de práticas que proporcionem autoconhecimento e permitam que o profissional identifique quais habilidades demandam mais atenção de sua parte.
Ambos os conceitos podem ser desenvolvidos também em ambientes organizacionais, através de formações e dinâmicas coletivas.
Agora que você já sabe o que são hard skills e soft skills, continue por aqui e conheça a diferença entre estágio e jovem aprendiz!
Alfredo Bottone é Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa, Consultor de RH Estratégico, Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa.