Embora essa seja uma prática cada vez mais incentivada nos mais diversos segmentos, muitas empresas ainda não sabem o que é onboarding.
O processo vem se tornando bastante comum e traz uma série de benefícios, tanto aos funcionários quanto à própria organização.
Assim, trata-se de uma prática que pode fazer a diferença nos processos de contratação da empresa, contribuindo para a inserção de novos colaboradores no ambiente de trabalho.
Para entender o que é onboarding e como aplicá-lo na sua organização, continue a leitura!
Toda pessoa que já passou pelo processo de adentrar o mercado de trabalho sabe que esse processo pode apresentar uma série de dificuldades.
Além da procura por boas oportunidades de emprego, também é preciso algum esforço para iniciar o trabalho em uma organização e compreender a maneira como são executados os processos em cada local.
Assim, entender o que é onboarding é fundamental para toda empresa que procura tornar mais simples e eficiente a inserção de novos colaboradores em sua dinâmica de trabalho.
Trata-se de um processo de integração, ao longo do qual o trabalhador tem a oportunidade de conhecer a fundo a cultura da organização em que passará a atuar, além de contar com o acompanhamento de uma gestão humanizada.
Muitas empresas têm um programa bem estruturado de integração dos novos contratados, com orientações gerais sobre o negócio da empresa, a estrutura, as políticas mais importantes de RH, uma discussão sobre a cultura organizacional.
Uma outra boa prática é nomear um mentor com quem o recém-chegado pode entrar em contato para dirimir dúvidas, receber orientações sobre as políticas da empresa, notadamente no que se refere a pessoas, etc.
Ao oferecer um processo de integração ao colaborador, a empresa é capaz de garantir que o novo funcionário conheça a fundo sua cultura organizacional e a maneira como o trabalho é executado no local, respeitando as dinâmicas internas do empreendimento.
Para o colaborador, isso leva a uma contratação mais tranquila e fluida, pois recebe o apoio necessário para tirar dúvidas e se sentir parte da empresa efetivamente.
A longo prazo, entender o que é onboarding e aplicar essa prática no dia a dia da organização proporciona uma maior retenção de talentos, reduzindo a rotatividade de funcionários ao estimular uma conexão sólida com a empresa e com as atividades desenvolvidas.
Em primeiro lugar, é importante notar que esse é um processo que tem início logo na contratação do colaborador e se estende até o momento em que existe segurança suficiente por parte dele para que execute suas atividades com mais autonomia.
Logo, durante o recrutamento, é essencial que a empresa seja transparente e comunique pontos essenciais, como as expectativas das atividades desempenhadas pelo cargo, as políticas da organização, bem como sua missão, valores e cultura.
Ao selecionar um dos candidatos, lembre-se de retomar esses pontos e informar novamente as responsabilidades do cargo, requisitos e expectativas, além de possíveis negociações salariais e data de início das atividades.
Esse processo é fundamental ao longo de qualquer contratação, mas o processo de admissão digital pode ser ainda mais beneficiado por uma comunicação clara e transparente, tendo em vista a distância entre candidato e empresa.
Ainda antes que inicie suas atividades na organização, já é possível promover o contato do colaborador com as plataformas e equipamentos utilizados, para que possa se habituar a eles.
Por fim, assim que sua atuação tiver início, é importante apresentar o novo membro da equipe ao restante da empresa, promovendo o contato e a integração entre os colaboradores.
Ao longo dos primeiros meses de trabalho, é essencial promover feedbacks regulares e estabelecer um diálogo constante a respeito da experiência do indivíduo no ambiente do empreendimento.
Ficou com alguma dúvida sobre o que é onboarding e como aplicá-lo?
Para mais informações sobre esse e outros temas, entre em contato com o consultor de RH Alfredo Bottone ou leia outros conteúdos relacionados em nosso blog.
Alfredo Bottone é Matemático, Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa, Consultor de RH Estratégico, Ética Empresarial, Relações Trabalhistas e em Desenvolvimento de Lideranças e de Profissionais de RH. É Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa. É membro da Board Academy no Brasil e associado do SHRM (Society for Human Resources Management) nos Estados Unidos.