Você sabe o que é pesquisa de clima organizacional?
Caso esse conceito ainda seja novo para você, vamos lhe explicar!
Continue a leitura deste texto para entender a definição, a importância e como esse tipo de pesquisa deve ser aplicado.
A pesquisa de clima organizacional é uma medida usada pelos gestores de Recursos Humanos para entender o que os profissionais pensam e sentem a respeito do ambiente profissional em que atuam.
Muitas vezes, o ritmo intenso do trabalho não permite que os profissionais interajam e expressem ideias e opiniões, por isso a pesquisa é usada como uma forma de mapeamento para compreender a rotina do trabalho e as percepções dos funcionários.
A pesquisa chega como uma ferramenta eficiente para mensurar se o ambiente de trabalho se encontra saudável e equilibrado, o que pode influenciar diretamente no aumento da produtividade e na potencialização dos talentos da empresa.
A pesquisa de clima organizacional pode ser aplicada de diferentes formas.
Ela pode ser feita por meio de formulários online ou físicos, incluindo questões de múltipla escolha, perguntas abertas ou fechadas que instiguem os profissionais a responderem com facilidade os questionamentos da empresa.
Espaços para comentários ou sugestões são indispensáveis em pesquisas de clima organizacional.
As perguntas podem abordar o ambiente físico e a estrutura da empresa, os benefícios empresariais oferecidos, a comunicação corporativa, as ações desenvolvidas, entre outras questões relevantes.
O importante, independente do método, é que a empresa possa perceber as principais inquietações dos colaboradores e trabalhar pelas melhorias e bem-estar de todo o grupo.
O objetivo da pesquisa de clima é fazer um diagnóstico e compreender quais são as percepções e os sentimentos dos profissionais dentro da empresa.
Por meio dela, é possível identificar padrões comportamentais, problemas de convivência e conflitos que precisam ser solucionados para que não haja desavenças no ambiente de trabalho.
Ela permite que os profissionais sejam ouvidos e valorizados dentro de uma empresa.
Além disso, ela é uma forma de humanizar o ambiente de trabalho e torná-lo mais propício para o diálogo e a troca de ideias.
Com o resultado da pesquisa, o gestor poderá saber como os colaboradores estão se sentindo, se estão motivados ou não, e a partir disso pensar em ações que possibilitam qualidade do ambiente de trabalho.
O resultado dessa pesquisa mostrará as principais limitações e também pontos fortes da empresa, de acordo com a visão de quem faz parte dela.
Assim, poderão ser buscadas soluções para melhorar os conflitos e estimular a produtividade, a qualidade, o perfil de cada um e consequentemente, a imagem da empresa.
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos).
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