Se você atua na área de gestão, é provável que já tenha se perguntado o que significa KPI ao se deparar com esse termo.
Esse tipo de indicador traz grandes contribuições para o desempenho de um negócio no mercado, oferecendo análises mais precisas das suas atividades e do cumprimento de seus principais objetivos.
Além de conhecer o conceito de KPI, é essencial compreender sua relevância para o contexto de uma empresa, entender como aplicá-lo com eficiência e quais são os indicadores mais relevantes do seu negócio.
Por isso, preparamos este conteúdo para que você saiba o que significa KPI e como ele pode auxiliar no desempenho do seu empreendimento. Confira!
O termo KPI é uma sigla para a expressão Key Performance Indicator, que em português pode ser traduzida como “Indicador-Chave de Performance”.
Os indicadores e métricas, de modo geral, são resultados de uma análise dos dados da empresa, representados por um valor que indica seu desempenho em determinado setor de suas atividades.
No entanto, o que caracteriza o KPI como um conceito específico é que sua utilização é aplicada a contextos melhor delimitados, como o cumprimento de um objetivo da empresa ou a implementação de uma estratégia.
Assim, para entender o que significa KPI, basta ter em mente que esse é um indicador que deve apresentar relevância para a análise de aspectos fundamentais para a atividade do negócio.
Nesse sentido, ele difere das métricas, que são utilizadas para mensurar quaisquer fatores envolvidos na atuação da empresa, independentemente de possuírem maior ou menor relevância para o cumprimento de seus objetivos.
De todo modo, trabalhar com análises que visam mensurar o desempenho do negócio já é uma prática comum e que certamente faz parte do futuro do trabalho.
Se você já entendeu o que significa KPI, agora é o momento de compreender sua relevância para um empreendimento.
Por ter aplicações mais direcionadas a aspectos essenciais da atuação da empresa, esses indicadores proporcionam a oportunidade de mensurar o que há de mais importante no desempenho do negócio e procurar maneiras de aprimorá-lo.
Eles podem ser utilizados para analisar a produtividade, a qualidade e a capacidade dos processos desenvolvidos no empreendimento, contribuindo para a elaboração de estratégias mais efetivas e direcionadas àquilo que há de mais essencial.
Também é possível acompanhar KPIs segmentados para cada setor do seu negócio.
No marketing, por exemplo, avaliar a taxa de conversão, já em produção acompanhar a taxa de desperdício, e por aí vai.
Realizar o acompanhamento regular desses indicadores é tão importante quanto compreender o que significa KPI.
Além disso, cabe ressaltar que os resultados obtidos na análise devem ser compartilhados com toda a equipe, de modo a alinhar sua atuação em busca de objetivos comuns.
Antes de qualquer outra ação, portanto, é importante que o empreendimento tenha em mãos as suas principais metas, que devem ser bem definidas para que seja possível elaborar estratégias para alcançá-las.
Uma das possibilidades é justamente a criação e acompanhamento de KPIs para o negócio, estabelecendo quais são os aspectos que precisam ser mensurados para chegar ao seu objetivo.
Alguns exemplos de fatores que podem render bons indicadores desse tipo são:
Essas são algumas sugestões que costumam se mostrar produtivas, em especial quando o assunto é retenção e satisfação de clientes.
Porém, é essencial que a gestão de cada empresa analise quais são os pontos mais relevantes a serem mensurados para aplicar estratégias mais eficazes, cumprindo objetivos com maior assertividade.
Agora que você já sabe o que significa KPI, acesse nosso blog e confira outros artigos relacionados.
Alfredo Bottone é Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa, Consultor de RH Estratégico, Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa.