Upskilling e Reskilling: Saiba O Que São E Como Aplicá-los

Upskilling e Reskilling: Saiba O Que São E Como Aplicá-los

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Upskilling e Reskilling: Saiba O Que São E Como Aplicá-los

Imagem de várias pessoas em reunião para simbolizar upskilling e reskilling

Se você está de olho no mercado de trabalho e nas inovações na área de RH, já deve ter se deparado com os conceitos de upskilling e reskilling.

Upskilling, termo também derivado do inglês, significa “aprimoramento”, para se manter no mesmo cargo, mas com novos conhecimentos necessários para se requalificar no seu posto de trabalho, para garantia de uma alta performance. 

Reskilling, palavra derivada do inglês, significa “requalificação”, para que o profissional evolua nas aptidões e qualificações necessárias para ocupar posição de maior responsabilidade na empresa ou até mesmo para uma transição de carreira no caso da função ser extinta por algum motivo (incluindo-se a substituição por tarefa que possa ser executada eletronicamente).

Ambos os termos estão associados às demandas recentes de diversas empresas, que cada vez mais apresentam a necessidade de colaboradores que possuam determinadas habilidades essenciais para os setores e cargos em que atuam.

Em uma pesquisa recente realizada pela McKinsey, 87% das empresas entrevistadas relatam que já sofrem com a falta de talentos que procuram no mercado, o que aponta para a necessidade de investir em métodos eficientes de treinamento.

E é exatamente nesse contexto que entram os conceitos de upskilling e reskilling. Continue a leitura e entenda o que são esses termos, bem como a melhor maneira de aplicá-los!

Quais as diferenças entre upskilling e reskilling?

Ambos os conceitos estão associados ao desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho, a exemplo das hard e soft skills, que têm grande demanda por parte de diversas organizações.

No entanto, cada um desses termos apresenta particularidades na sua definição e aplicação no contexto de uma empresa.

Upskilling

Cada vez mais, adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades é um dever do profissional que quer se manter atualizado na sua área, garantindo que sua experiência esteja sempre aliada a uma formação continuada.

O upskilling surge nesse contexto, correspondendo ao processo pelo qual o indivíduo passa ao procurar treinamentos e informações que o auxiliem no desenvolvimento de habilidades importantes para a função que exerce em seu ambiente de trabalho.

Dessa maneira, é possível adquirir novos conhecimentos técnicos e também desenvolver novas competências, aumentando o domínio sobre a área de atuação e as chances de ser promovido e gerar uma evolução na carreira. Novas tecnologias que surgem exigem que o profissional tenha conhecimento, aprenda e as pratique. 

Trata-se, portanto, de uma evolução gradual na vida profissional do indivíduo, dentro de sua função.

Reskilling

Enquanto o termo anterior tratava de um processo pelo qual o profissional evolui em sua carreira, este se aplica aos contextos em que é preciso se requalificar no mercado de trabalho.

Isso pode acontecer em diversos momentos e situações, principalmente considerando as diversas alterações do mercado de trabalho, com a presença de novas dinâmicas e tecnologias que podem criar algumas demandas e substituir outras.

Assim, em alguns casos, nota-se que é preciso que o profissional passe por uma requalificação, de modo a se adaptar às novas exigências do mercado e das dinâmicas de uma empresa, contexto em que se aplica o reskilling.

Nesse sentido, o processo pode ser aplicado tanto dentro de um ambiente organizacional quanto de maneira autônoma, por profissionais que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho.

Como aplicar upskilling e reskilling?

Aplicar o upskilling e o reskilling no contexto de uma empresa é uma responsabilidade de mais de um setor, incluindo tanto a área de RH quanto a de gestão.

Para que os métodos funcionem de maneira eficaz, primeiramente é preciso realizar uma avaliação do contexto da organização, verificando quais são as habilidades a serem desenvolvidas de maneira generalista e individualizada.

Também é fundamental entender em quais setores se faz necessário aplicar upskilling e reskilling.

Após essa análise inicial, é possível mapear os perfis dos colaboradores e iniciar treinamentos que possibilitem o desenvolvimento das competências necessárias a cada área da empresa, assim como as suas soft skills.

Agora que você já sabe o que são os conceitos de upskilling e reskilling, acesse nosso blog e confira outros artigos relacionados.

Alfredo Bottone é Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa, Consultor de RH Estratégico, Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa.