Muitas pessoas publicam constantemente nas redes sociais ou fazem com que amigos, parentes ou conhecidos acreditem que elas possuem o trabalho dos sonhos.
Mas a grande verdade é que isso não passa de um mito, afinal de contas para que seja de fato algo perfeito, precisa se enquadrar o tempo todo em uma imensa série de requisitos.
Quer saber mais sobre diversas informações relacionadas à mentalidade do trabalho dos sonhos? Então continue a leitura deste post até o final e aproveite para eliminar de uma vez por todas essa crença!
Você provavelmente já deve ter ouvido alguém dizendo que faz exatamente o que mais gosta, atua com pessoas incríveis, ganha o valor que acredita merecer, não sofre pressão ou sobrecarga, etc., não é mesmo?.
Quando o conceito de trabalho dos sonhos é usado, muitos imaginam que trata-se do trabalho perfeito. Mas perfeição não existe, e faz parte da vida do ser humano lidar com as adversidades que surgem ao longo de sua jornada.
Em geral os profissionais passam por frustrações, precisam lidar com problemas de relacionamento e resolver situações complexas de última hora, não contam com tempo suficiente para dedicar aos seus passatempos preferidos, entre outras questões que fazem do ambiente de trabalho, um local tumultuado.
E como dificilmente haverá alguém que esteja enquadrado em todos estes pontos, é possível assim concluir que o trabalho dos sonhos se trata de um mito promovido por profissionais que desejam passar uma imagem diferente da que vivenciam em seu dia-a-dia.
O trabalho dos sonhos também pode variar de pessoa para pessoa, mas também de acordo com cada geração. Por exemplo, entre os principais objetivos da geração millennials, está a satisfação e um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
A geração Y, como também é conhecida, busca ter qualidade de vida, estabilidade e segurança no emprego e trabalhar por uma causa que acredita ou em prol de um bem maior.
Em uma pesquisa realizada pela InsideOut Development, 88% dos entrevistados da geração Y acredita que sucesso tem a ver com felicidade e não com prosperidade material.
Já a geração Z, que se considera altamente competitiva, tem como principal objetivo crescimento profissional rápido e também procura maior estabilidade financeira, no lugar do “trabalho dos sonhos”.
Para se ter uma ideia, apenas 8% dos entrevistados da geração Z escolheriam um emprego que amam, ao invés de ter segurança financeira. Os jovens dessa geração também pontuam que não se importam em trabalhar mais e mais horas, se isso significar avanço profissional.
Considerando o fato de que um trabalho dos sonhos se trata de um mito, muitas pessoas acabam por se perguntar o que é preciso fazer para ter uma vida profissional mais feliz.
O primeiro ponto é ter disposição e coragem para que consiga com isso enfrentar todos os desafios que possam se apresentar diariamente, gerando então momentos prazerosos.
Saiba que será preciso conviver com pessoas que possuem pensamentos e ideias diferentes das suas, com locais distintos e também com colaboradores que necessitam e fornecem expectativas totalmente opostas às que você tem.
Portanto, é muito fácil de acreditar que todas estas coisas não estarão em completa harmonia durante todos os dias e períodos de expediente.
E isso acaba por fazer com que muitos se sintam angustiados por não atingirem um serviço perfeito, mesmo tendo ciência de que ele não existe.
Então procure não pensar no que falta para que se cumpra essa meta ou nas coisas que aconteceram de maneira diferente do que era esperado.
Isso gera menos frustração ao longo do tempo, permite que você mantenha um sono de qualidade e conquiste mais calma para lidar com suas situações pessoais e profissionais, tendo ainda tempo para realizar seus hobbies.
Considere sempre o que o serviço está proporcionando de bom para você e também em que pessoas capazes de agregar valor à sua rotina fazem parte de sua equipe.
Enxergar que tudo o que você realiza possui certas qualidades, permite que você mesmo transforme seu emprego em um trabalho dos sonhos, apenas mudando sua perspectiva, sua forma de encarar cada situação.
Ao longo deste conteúdo foi possível entender melhor se o trabalho dos sonhos existe ou se trata de um mito criado pela sociedade, para que as empresas sejam vistas como locais de excelente atuação e convivência.
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). Leia mais artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área.