Plano de sucessão gerencial: o que é e como aplicar

Plano de sucessão gerencial: o que é e como aplicar

Papel com as palavras reduzir, reusar e reciclar referindo-se ao modelo de economia circular
Princípios da economia circular na gestão dos Recursos Humanos
24 de novembro de 2021
Mulher de negócios feliz em seu trabalho dos sonhos
O trabalho dos sonhos existe? Saiba mais sobre esta mentalidade
6 de dezembro de 2021

Plano de sucessão gerencial: o que é e como aplicar

Equipe elaborando plano de sucessão

Você, enquanto colaborador, dirigente ou proprietário de uma organização, já ouviu falar sobre plano de sucessão? Sabe do que isso se trata e como aplicá-lo para que o negócio se torne ainda mais bem-sucedido?

Ele é uma ferramenta extremamente útil para corporações que desejam, além de planejar e garantir a sustentabilidade do negócio, permitir uma melhora de nível para colaboradores que tenham os pré-requisitos necessários para se responsabilizar por uma nova função. 

No entanto, uma análise aprofundada do negócio, das ações praticadas, do nível de cada colaborador e dos cargos oferecidos, por exemplo, é fundamental para que se tenha bons resultados com esse processo.

E de modo a lhe ajudar a entender o que é um plano de sucessão, como aplicá-lo em sua organização e de que maneira ele deve ser planejado é que este artigo foi criado, contendo uma vasta gama de informações relacionadas. Confira!

Afinal, o que é um plano de sucessão? 

O plano de sucessão nada mais é do que uma maneira de selecionar possíveis substitutos para ocupantes de determinados cargos, caso estes venham a ficar vagos por algum motivo.

Ou seja, é um tipo de planejamento que possibilita às organizações estarem mais preparadas para realizar a troca, garantindo que haja um processo mais eficiente nesse sentido.

Desta forma, as empresas que adotam esse tipo de sistema em sua rotina, acabam por sair na frente quando comparadas com as que não o fazem. 

Além disso, um outro motivo que faz com que essa tarefa seja fundamental é o fato de permitir uma antecipação de situações futuras que o negócio poderá enfrentar. Tendo recursos humanos internos com capacidade para ocupar esses cargos, isso gera motivação entre os profissionais (valorização), redução de custo com a contratação externa, bem como a redução do tempo para o preenchimento da vaga reduzindo ou eliminando o risco de descontinuidade da gestão da área. Por outro lado, quando se identifica que não há ninguém no quadro próprio para preencher determinada posição, possibilita também planejar com antecedência onde e como buscar no mercado o profissional certo para a vaga.

Montando seu plano de sucessão

Não existe um método pronto que define os passos a serem seguidos para se montar um plano de sucessão eficiente. Porém, é preciso ter alguns fatores em mente, como os descritos na lista a seguir:

  • Faça avaliações quanto às estratégias, visão de futuro e o contexto em que seu negócio atua, de modo a identificar quais são os cargos-chave, os quais não podem ter um longo período de vacância; Algumas empresas adotam ter uma plano de sucessão para todos os cargos de direção e os de gerentes;
  • Determine quais os critérios a serem atendidos para cada posição para identificar quem são os profissionais que poderão ocupar posições superiores incluídas no plano de sucessão; 
  • Analise todas as posições e aplique em cada uma delas os critérios previamente determinados;
  • Mapeie toda a estrutura de sua organização, dando o devido destaque aos cargos-chave;
  • Verifique as competências técnicas de seus colaboradores e dos cargos disponíveis, de modo a identificar através de assessment e outros instrumentos se há ou não profissionais preparados ou com potencial para assumir as posições consideradas chave pela empresa;  
  • Por fim, depois de montar seu plano de sucessão, é preciso ter em mente quais são as metas de crescimento para curto, médio e longo prazo, a fim de desenvolver estratégias condizentes com o que deseja atingir. Deve haver um plano de desenvolvimento contínuo dos profissionais identificados como possíveis sucessores. Contudo, anualmente, o plano deve ser ajustado, pois pode haver mudança de performance e deve-se avaliar quem deve continuar sendo mantido entre os possíveis profissionais que poderão ocupar uma função superior àquela atual. 

Acesse o link a seguir e confira 3 dicas de RH estratégico para aplicar em empresas

Aplicando o plano de sucessão em sua empresa

O primeiro passo a seguir para colocar seu plano de sucessão em prática é agir de maneira antecipada, ou seja, analisando previamente possíveis candidatos para cada cargo.

Dessa forma você evita que a posição fique vaga até que se encontre e treine o profissional ideal para a função, dando ainda a possibilidade de alguém com boas referências se mostrar capacitado para o que está sendo proposto.

Uma outra questão a ser observada antes de colocar seu plano em ação, é definir mais de uma opção para cada cargo com possibilidade de substituição. Deve-se identificar quem está pronto para ocupar as posições do plano de sucessão e os que poderão ser preparados e em quanto tempo para isso.

Nem sempre pode-se encontrar profissionais no quadro para todas as posições do quadro sucessório, por isso, identificar quais são as posições que se houver vacância deve-se recorrer ao mercado é muito importante.

Por fim, esteja sempre atento às atitudes de seus colaboradores, anote seus feitos que contribuíram para o sucesso do negócio e monte uma lista com nome e outras informações sobre trabalhadores com potencial para alcançar níveis mais elevados na corporação, bem como outros cargos considerados relevantes.

O plano de sucessão não deve ser dirigido exclusivamente pelo RH, deve ser um assunto estratégico da direção da empresa e para os cargos de primeira linha, cabe ao próprio Conselho de Administração acompanhar e validar o plano sucessório. 

Este post foi pensado para que você pudesse saber um pouco mais sobre o plano de sucessão gerencial, entendendo de fato o que é e como colocá-lo em prática para ver sua empresa deslanchar. 

Se você estiver procurando uma consultoria em plano de sucessão, elaboração e implantação de Código de Ética, Remuneração Variável, Regulamento de Home Office, Políticas de RH e outros temas relacionados à Governança Corporativa, nós podemos lhe ajudar! 

Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho, Ética Empresarial, Treinamento e Desenvolvimento de Lideranças e profissionais de RH, Coaching e Mentoring. Formado em Matemática, Direito, Pós-graduação, mestrado e Ph.D. em Business (Florida Christian University – Estados Unidos), especialização em RH nos Estados Unidos, Programa de Gestão Avançada (Fundação Dom Cabral e INSEAD França). 

Se você gostou deste conteúdo, acesse nosso blog e confira mais artigos relacionados. Entre em contato para saber mais.