Quais são as maiores causas do turnover? Saiba como evitá-las

Quais são as maiores causas do turnover? Saiba como evitá-las

contrato-aviso-de-férias
O que modifica no aviso de férias com a reforma trabalhista?
27 de dezembro de 2019
conversa-suspensao-trabalhista
O que configura uma suspensão trabalhista e como proceder com o empregado?
28 de janeiro de 2020

Quais são as maiores causas do turnover? Saiba como evitá-las

trabalho-causas-do-turnover

Você sabe o que é e quais são as principais causas do turnover?

O turnover é um problema e um grande desafio para muitas empresas. Os seus efeitos vão desde os custos elevados, até a descontinuidade de padrões de qualidade e perda de know how (saber como) da companhia.

Trata-se do índice de rotatividade de empregados de uma empresa, entre entradas e saídas. Essa taxa, quando muito elevada, é bastante prejudicial para a empresa, tanto em termos financeiros, quanto em perda de capital intelectual.

Por isso é tão importante manter o indicador de turnover controlado. Afinal, sempre haverá o risco do empregado deixar a empresa, pelos mais diversos motivos.

Siga a leitura e veja as maiores causas do turnover e saiba como evitá-las.

Conheça as maiores causas do turnover

O alto índice de rotatividade de empregados em uma empresa pode ter as mais diversas causas. Muitas vezes, pode ter uma causa principal ou, então, ser uma combinação de várias delas.

Veja as maiores causas do turnover:

  • Salário abaixo da média de mercado: se o salário oferecido pela empresa não é compatível com o praticado pelo mercado, os empregados, provavelmente, a deixarão quando receberem uma proposta melhor;
  • Falta de perspectiva: quando o empregado não enxerga possibilidade de crescimento e desenvolvimento na empresa, acaba desmotivado. Muitas vezes, até existe um plano de carreira, mas ele não é eficiente e nem sempre claro e objetivo;
  • Falta de feedback: o feedback é muito importante para que o empregado saiba como é avaliado e como pode melhorar;
  • Deficiências no processo seletivo: o processo de seleção deve identificar aqueles profissionais que estão em busca apenas de um emprego provisório, que não têm interesse em ser fiel à empresa e crescer junto com ela;
  • Clima organizacional ruim: muitos gestores ainda não se dão conta, mas uma empresa com clima ruim é uma das maiores causas de turnover. Os empregados que se sentem pressionados psicologicamente ou que não têm reconhecimento acabam deixando a empresa; o clima ruim decorre ainda de vários outros fatores, tais como: tratamento privilegiado a pessoas ou grupos, sem qualquer justificativa; ausência de critério de promoção ou aumento salarial; gerentes despreparados para lidar com a equipe; falta de segurança no trabalho; 
  • Falta de ética pelos gestores: a falta de credibilidade nos gestores, principalmente, quando fazem diferente do que dizem e cobram dos empregados gera um desconforto e mal estar gerando um forte desestímulo em permanecer na empresa; da mesma forma, se há práticas sabidamente ilegais e apoiadas pela administração (exemplo: corrupção) isso tende a afastar profissionais comprometidos com os valores éticos.

Como evitar o turnover

Para evitar ou reduzir os índices de turnover na empresa, é preciso combater cada uma das suas principais causas.

Para isso, é crucial a participação do RH estratégico, ou seja, que o setor de Recursos Humanos da empresa se envolva diretamente com a questão. Um RH bem estruturado tem a função de apoiar os objetivos e resultados da empresa.

Será necessário, por exemplo, implantar ou aperfeiçoar o plano de carreiras, treinar os gestores e lideranças em gestão de pessoas, rever o processo de seleção de modo que ele seja eficaz, ter uma política de feedback, salários compatíveis com o mercado e uma política que promova um bom clima organizacional e a qualidade de vida dos colaboradores.

Para evitar o turnover de forma eficaz, é necessário identificar a sua causa e agir diretamente no centro do problema.