Você sabe o que é e quais são as principais causas do turnover?
O turnover é um problema e um grande desafio para muitas empresas. Os seus efeitos vão desde os custos elevados, até a descontinuidade de padrões de qualidade e perda de know how (saber como) da companhia.
Trata-se do índice de rotatividade de empregados de uma empresa, entre entradas e saídas. Essa taxa, quando muito elevada, é bastante prejudicial para a empresa, tanto em termos financeiros, quanto em perda de capital intelectual.
Por isso é tão importante manter o indicador de turnover controlado. Afinal, sempre haverá o risco do empregado deixar a empresa, pelos mais diversos motivos.
Siga a leitura e veja as maiores causas do turnover e saiba como evitá-las.
O alto índice de rotatividade de empregados em uma empresa pode ter as mais diversas causas. Muitas vezes, pode ter uma causa principal ou, então, ser uma combinação de várias delas.
Veja as maiores causas do turnover:
Para evitar ou reduzir os índices de turnover na empresa, é preciso combater cada uma das suas principais causas.
Para isso, é crucial a participação do RH estratégico, ou seja, que o setor de Recursos Humanos da empresa se envolva diretamente com a questão. Um RH bem estruturado tem a função de apoiar os objetivos e resultados da empresa.
Será necessário, por exemplo, implantar ou aperfeiçoar o plano de carreiras, treinar os gestores e lideranças em gestão de pessoas, rever o processo de seleção de modo que ele seja eficaz, ter uma política de feedback, salários compatíveis com o mercado e uma política que promova um bom clima organizacional e a qualidade de vida dos colaboradores.
Para evitar o turnover de forma eficaz, é necessário identificar a sua causa e agir diretamente no centro do problema.