Você sabe qual é a diferença entre chefe e líder? Não? Esteja certo de que você não é o único, afinal é comum que as pessoas fiquem confusas quando falamos em chefe e líder.
No entanto, antes de qualquer coisa, precisamos deixar clara uma diferença entre chefe e líder. Um líder pode ser um chefe, mas um chefe não pode ser um líder.
Dentre tantas, uma diferença entre chefe e líder é: o chefe tem como característica o ato de comandar as pessoas, impondo ordens e até sendo autoritário. Sem falar que ele centraliza o poder e está pensando apenas nos resultados e no lucro.
Respeito? O chefe não tem, porque as pessoas o temem. Afinal, para ele, seus colaboradores não passam de subordinados que devem ser suas ordens sem questionar.
Os líderes são respeitados por seus colaboradores e, aqui, estamos falando de eficiência – e não de temor.
O chefe não incentiva ou motiva, pois ele pense que o funcionário precisa desenvolver um trabalho excelente e quando os resultados não aparecem, ele é o primeiro a apontar os erros da equipe, jogam para eles toda a responsabilidade do fracasso. Contudo, quando as coisas dão certo, é ele quem foi o responsável por tudo.
Já consegue imaginar qual é a diferença entre chefe e líder? Sim? Pois bem, agora traremos algumas marcas do líder.
Ele inspira os seus comandos, pois sabe como ninguém motivar sua equipe apontando o caminho que deve seguir, porém ele não deixa seus comandados andarem sozinhos, pois ele os acompanha em cada passo.
O bom líder é aquele que não está focado apenas nos resultados, mas na forma como ele vai conduzir a sua equipe até a obtenção daquela marca, pois ele não centraliza o poder, mas divide as responsabilidades.
Um time. Uma equipe. Assim, o líder se dirige aos seus subordinados. Sempre disposto a tirar dúvidas, ele está sempre ouvindo o que as pessoas têm a dizer.
Ao fazer isso, ele consegue tirar o melhor de cada um, valorizando as qualidades, respeitando as dificuldades, mas fazendo o mais importante, que é trabalhar com ela para ajudá-la a superar suas limitações.
Os erros são assumidos por toda a equipe, assim como cada vitória. Uma equipe bem liderada é mais eficiente e isso é um ponto positivo para a empresa.
Aqueles que depois de entenderem a diferença entre chefe e líder quiserem assumir um papel de liderança na empresa que atuam precisam buscar conhecimento, pois um bom líder é aquele que conhece o mercado, está buscando novas fontes para o seu aperfeiçoamento e de toda a equipe.
A preparação contínua deve marcar as ações de um bom líder. Para isso, será preciso identificar pontos que você precisa melhorar e ao fazer isso, busque trabalhar os pontos fracos e ser melhor a cada dia. Ao ter essa atitude, você será um bom líder!