Retenção de talentos: o que é e como garanti-la em sua empresa?

Retenção de talentos: o que é e como garanti-la em sua empresa?

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Retenção de talentos: o que é e como garanti-la em sua empresa?

O turnover – alta rotatividade de empregados – é uma preocupação constante das empresas, pois, além de prejudicar a sua imagem no mercado, interfere diretamente na produtividade e nos resultados alcançados. Por este motivo, a retenção de talentos é cada vez mais buscada pelas companhias. 

Manter os colaboradores na empresa por mais tempo, logicamente desde estejam alinhados com a cultura da empresa e tenham uma boa performance, faz com que a conquista dos objetivos e resultados seja mais eficaz.

Quer saber o que é retenção de talentos e como garanti-la em sua empresa? Siga a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é retenção de talentos?

A retenção de talentos nada mais é do que um conjunto de estratégias utilizadas para manter os bons profissionais nas empresas.

Os empregados são peças-chaves dentro de uma organização e os bons gestores sabem disso. Quando há alta rotatividade, as pessoas acabam levando com elas o conhecimento e o know how adquirido.

No entanto, não é uma tarefa simples conquistar os colaboradores para que eles vistam a camisa da empresa e de fato desejem permanecer nela.

A retenção de talentos passa pela disseminação da cultura e dos valores da empresa e é natural que algumas pessoas não se identifiquem e acabem saindo. O que se busca, contudo, é a diminuição do turnover e a permanência dos melhores profissionais.

Como garantir a retenção de talentos em sua empresa?

Embora não haja uma fórmula mágica para garantir a retenção de talentos na empresa, muitos fatores e instrumentos podem ser adotados com sucesso.

O talento precisa de desafio, reconhecimento e possibilidade de crescimento na empresa. Dentro desse contexto, algumas recomendações aplicáveis para a retenção de talentos são: 

1- Tenha plano de carreira: um bom plano de carreira oferece aos empregados a oportunidade de galgarem outros cargos e se desenvolverem como profissionais.

2- Atente para o clima organizacional: ter um ambiente agradável e seguro é muito importante, pois faz com que o colaborador vá para casa tranquilo e tenha vontade de voltar no dia seguinte. Ambientes com muita pressão, intolerância e fofocas, por exemplo, repelem os bons profissionais, que acabam migrando para outras empresas, numa primeira oportunidade.

3- Invista na carreira dos colaboradores: sempre que possível, ofereça cursos e capacitações. Se puder, forneça subsídios para que os empregados estudem. Novos aprendizados sempre proporcionam crescimento profissional e – quem sabe – pessoal.

4- Envolva os talentos em novos projetos – o talento precisa de desafio que o motive. Se a empresa tem projetos estratégicos, inclua os talentos nos mesmos e, se possível, faça que parte deles profissionais lidere esses projetos.

5- Reconheça os talentos: forneça feedback para os seus empregados, apontando pontos de melhoria e, principalmente, reconhecendo o talento de cada um e os resultados que eles trazem para a empresa.

6- Faça uma boa gestão: uma boa gestão de colaboradores é capaz de identificar as individualidades e o que cada um precisa para ser motivado. Trace o perfil comportamental dos colaboradores, mapeando os seus pontos fortes e fracos. 

7Tenha um plano de retenção para aqueles profissionais considerados imprescindíveis. Pode-se, por exemplo, oferecer um bônus especial de um determinado valor se ele ficar na empresa por um período de 2 anos. Esse bônus seria pago ao final desse período.

8- Tenha um plano de sucessão bem organizado, onde os talentos sejam considerados para assumirem posições mais estratégicas.