Código de Ética Empresarial - Roteiro exemplo de como elaborar um!

Roteiro para elaborar um código de Ética Empresarial

Retenção de talentos: o que é e como garanti-la em sua empresa?
12 de setembro de 2019
Você sabe qual a diferença entre júnior, pleno e sênior? Descubra
19 de setembro de 2019

Roteiro para elaborar um código de Ética Empresarial

Ética na empresa

A elaboração do Código de Ética Empresarial é um exercício de reflexão e definição. É uma oportunidade ímpar para definir também a Visão e Missão de uma organização ou grupo de empresas.

O Código de Ética, afinal, é um conjunto de normas que visa assegurar a compreensão da dimensão ética e moral envolvendo um grupo específico.

Um documento dessa envergadura não pode se limitar ao ambiente interno da empresa, porque ele define elevados padrões de uma Governança Corporativa  de uma organização e é referência da identidade da mesma perante os diferentes públicos, entre eles:

  • Empregados e prestadores de serviços diretos (o Código deve incorporar ao contrato dos mesmos);
  • Fornecedores (devem aderir ao Código, inclusive com aditivo ao contrato dos mesmos);
  • Clientes (aqui reside o grupo ao qual se deve dar maior atenção, visando estabelecer uma relação duradoura e de confiança);
  • Concorrentes (deixar claro que estamos num mundo competitivo, mas que isso será tratado com lealdade);
  • Stakeholders (como os “donos” do negócio, majoritários ou minoritários, serão tratados e informados sobre tudo pelos administradores);
  • Comunidade (questões relacionadas à responsabilidade social, por exemplo).

O Código de Ética define a conduta que se espera daqueles que agem em nome da empresa e projeta uma imagem de confiança a quem se relaciona com a empresa.

Quem implanta um Código de Ética deve adotar mecanismos de controle para garantir que haja coerência entre o que está definido no mesmo e a atitude de quem age em nome da empresa, do menor nível funcional ao gestor com maior autoridade.

Elaborando-se um Código que seja aderente ao negócio, de conhecimento de todos os públicos envolvidos (com agentes ou pacientes, conforme acima) e, de fato, praticado na sua essência, torna-se um diferencial competitivo, pois atrai e fideliza clientes.

CÓDIGO DE ÉTICA – METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO

O trabalho de elaboração do Código deve ser desenvolvido com base em pesquisas, workshops (com públicos diferenciados, incluindo alguns fornecedores e alguns clientes), campanhas anunciando a elaboração do documento (visando envolver e comprometer a todos os envolvidos), bem como treinamento dos multiplicadores.

Alfredo Bottone

Se sua empresa planeja elaborar ou revisar o Código de Ética, implementar um Comitê de Ética, com regimento interno, bem como necessitar de auxílio para outras medidas práticas para assegurar a eficácia das medidas relacionadas ao tema, entrar em contato através do e-mail alfredo.bottone@terra.com.br