O Dia do Profissional de RH é uma data importante para lembrar da importância desse setor nas empresas, mas também para pensar sobre o seu futuro.
Com mudanças constantes na forma como trabalhamos, principalmente por conta da criação de tecnologias cada vez mais eficientes e impressionantes, é preciso se manter atento às tendências da área.
Assim, 2023 ainda guarda algumas novidades para o seu segundo semestre e acompanhar as mudanças é o único jeito de não ficar para trás.
Por isso, neste Dia do Profissional de RH, preparamos um conteúdo com as principais tendências que 2023 traz para o setor. Continue a leitura abaixo!
Já é fato que nenhuma área pode escapar dos avanços tecnológicos que temos presenciado nos últimos anos.
Com a chegada de novas ferramentas e procedimentos cada vez mais eficazes, é preciso se manter atualizado para acompanhar as novidades e aproveitar tudo que elas podem oferecer a uma empresa.
Para celebrar o Dia do Profissional de RH destacando ainda mais sua importância e atuação no mercado de trabalho, confira algumas das próximas tendências para a área:
Já se foi o tempo em que a inteligência artificial estava restrita às histórias de ficção científica. Agora, ela pode ser facilmente aplicada no dia a dia de muitas empresas e também na rotina do RH.
Uma das aplicações desse tipo de recurso é o recrutamento de novos funcionários. Uma das funcionalidades desse tipo de tecnologia é a triagem de currículos, que pode ajudar a otimizar esse processo e tornar tudo muito mais simples.
Assim, neste Dia do Profissional de RH, pode ser uma boa ideia investir nessa tendência que tem tudo para facilitar essa tarefa do setor.
Tanto o home office quanto o trabalho híbrido já são também realidade em muitas organizações e empresas.
Sendo assim, naturalmente, após o término do distanciamento social, os modelos apresentaram uma queda, mas estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram que o trabalho remoto ainda é realidade em 33% das empresas. Um amplo estudo feito pela Universidade de Harvard, em 2022, demonstra que o regime híbrido tende a prevalecer nas empresas.
A tendência para o profissional de RH é a gestão das equipes que atuam de forma remota, processo que foi facilitado pela criação de plataformas integradas e diversos canais de comunicação.
Em cada vez mais negócios, a diversidade e a inclusão ganham espaço na cultura organizacional, abrindo espaço para a contratação de pessoas que pertencem a grupos minoritários.
Incluir pessoas com deficiência, colaboradores negros e mais mulheres na equipe, por exemplo, não é apenas uma tendência do setor, mas uma pauta fundamental para contribuir com um mercado de trabalho mais igualitário.
Ser um bom líder não é uma tarefa fácil e, por isso, investir em capacitações é a melhor maneira de garantir uma liderança assertiva e eficiente na empresa.
Assim, os cursos e programas de formação para esses cargos se tornam uma tendência importante a ser lembrada neste Dia do Profissional de RH.
Por fim, o conceito de Employee Experience também é de grande importância para as empresas e ganha força nos próximos tempos.
Reter talentos, diminuir a rotatividade das equipes e aumentar a produtividade são objetivos comuns a toda organização.
Assim, a “experiência do colaborador” ganha destaque e se torna um ponto importante para atingir esses objetivos, através de uma gestão mais flexível, feedbacks constantes e o desenvolvimento de competências socioemocionais importantes para a convivência no ambiente de trabalho.
Agora que você já sabe tudo sobre o Dia do Profissional de RH e as tendências desta profissão e para mais informações sobre esse e outros temas, entre em contato ou leia outros conteúdos relacionados em nosso blog.
Alfredo Bottone é Matemático, Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa e em Curso de Formação de Conselheiros, Consultor de RH Estratégico, Ética Empresarial, Relações Trabalhistas e em Desenvolvimento de Lideranças e de Profissionais de RH. É Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa. É membro da Board Academy no Brasil e associado do SHRM (Society for Human Resources Management) nos Estados Unidos.