Como evitar o esgotamento profissional no Home office

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Como evitar o esgotamento profissional no Home office

homem sentindo esgotamento profissional trabalhando em home office

O esgotamento profissional, também chamado de síndrome de Burnout, é um problema que vem atingindo muitas pessoas nos últimos tempos, inclusive aquelas que atuam em regime de home office.

E isso vem ocorrendo devido ao fato de que, por estar cumprindo tarefas profissionais dentro de casa, grande parte dos profissionais acabam permitindo, não raras vezes, que elas se misturem com as atividades domésticas, gerando um maior número de demandas a se fazer em um dia.

Ao longo deste post você vai entender o que é o esgotamento profissional e conhecer dicas de como evitá-lo. Continue a leitura e confira!

O que é o esgotamento profissional? Conheça as causas e sintomas

O esgotamento profissional, como o próprio nome sugere, se trata de um grande desgaste físico e emocional que os colaboradores de uma empresa ou autônomos passam com o excesso de trabalho.

E com a vinda da pandemia do Coronavírus e a necessidade de se atuar em sistema remoto, essa dificuldade passou a atingir também quem cumpre sua rotina em home office, não sendo mais uma exclusividade do trabalho presencial.

Existem diversos fatores que podem causar esse transtorno nas pessoas, mas os mais comuns são a cobrança em excesso, metas muito difíceis ou impossíveis de se alcançar, escassez de tempo para realização das tarefas propostas, sobrecarga de trabalho, etc.

No que se refere aos sintomas, alguns deles estão descritos na lista a seguir:

• Profissional emocionalmente exausto;

• Depressão e uma auto avaliação negativa;

• Colaborador com sensação de fracasso;

• Falta de sensibilidade com relação aos colegas de trabalho, familiares, amigos, coisas do dia a dia, etc.;

• Despersonalização e falta de vontade quanto ao alcance de realizações pessoais;

• Dores de cabeça, surgimento de erupções na pele e dificuldades na digestão;

• Constantes resfriados, fadiga e alterações no apetite;

• Problemas para manter a concentração, sensação de vazio mental e esquecimentos;

• Maior agressividade e sentimento de solidão.

Dicas para evitar o esgotamento profissional

Se você é um trabalhador que atua no regime de home office e deseja realizar adaptações a fim de evitar o problema do esgotamento profissional, saiba que algumas dicas simples podem ser bastantes eficazes.

O primeiro ponto é separar todas as suas demandas de maneira organizada, colocando-as em post-its, blocos de notas, agendas impressas ou eletrônicas, de modo a cumpri-las seguindo uma ordem de prioridade, dentro do prazo que determinou.

Além disso, é fundamental respeitar seus horários de descanso para almoço e também os horários de início e fim de suas atividades diárias. Saiba que antecipar o expediente ou reduzir seus momentos de pausa não fará com que você se torne mais produtivo e poderá gerar um desgaste ainda maior.

Um outro ponto fundamental é saber lidar com suas frustrações, para que seja possível manter a produtividade no home office e continuar tendo uma mente saudável. 

Portanto, tenha ciência de que nem sempre conseguirá entregar projetos perfeitos, ou seja, procure não se cobrar tanto quando algo não sair exatamente como deseja. Evite criar grandes expectativas.

Por fim, conhecer mecanismos para evitar e resolver conflitos também é muito importante para quem deseja acabar de uma vez por todas com o esgotamento profissional.

Afinal de contas, o fato de não se estar próximo aos colegas de trabalho e demais colaboradores pode fazer com que falhas na comunicação aconteçam, gerando problemas quanto à produtividade.

Saiba que, para conseguir realizar um trabalho de qualidade, ter uma mente saudável é tão importante quanto uma boa saúde física. Portanto, procure sempre manter o equilíbrio e resolver as dificuldades antes que elas cresçam e se transformem em algo insustentável.

Ao longo deste conteúdo foi possível saber mais sobre o esgotamento profissional, o qual atinge muitas pessoas em todo o mundo. Se sua empresa se preocupa com o bem estar dos seus colaboradores e está em busca de soluções de RH estratégico, entre em contato!

Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho, Ética Empresarial, Treinamento e Desenvolvimento de Lideranças e profissionais de RH, Coaching e Mentoring. Formado em Matemática, Direito, Pós-graduação, mestrado e Ph.D. em Business (Florida Christian University – Estados Unidos), especialização em RH nos Estados Unidos, Programa de Gestão Avançada (Fundação Dom Cabral e INSEAD França). 

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