Sobrecarga de trabalho: como evitar este problema em empresas?

Sobrecarga de trabalho: como evitar este problema em empresas?

Colaboradora gestante em home office conforme nova lei trabalhista para gestante na pandemia
Entenda sobre a Lei Trabalhista para gestante na pandemia
29 de julho de 2021
Equipe de trabalho conhecendo as novas práticas para aplicação do conceito RH 4.0
O que é RH 4.0? Transforme sua empresa aplicando o conceito
10 de agosto de 2021

Sobrecarga de trabalho: como evitar este problema em empresas?

Mulher em home office perturbada pela sobrecarga de trabalho

A sobrecarga de trabalho é algo muito comum e que vem aumentando cada vez mais nos últimos anos, inclusive para quem atua no regime home office. 

São inúmeras atividades a se cumprir durante o expediente e também fora dele. Tarefas profissionais, cuidado com os filhos, com a casa, estudos, etc. Tudo isso pode gerar uma série de sintomas físicos e desgastes emocionais nas pessoas. 

Se você quer entender o que é a sobrecarga de trabalho, como ela pode afetar funcionários e empresas e também como evitá-la, continue a leitura deste post!

O que é sobrecarga de trabalho?

A sobrecarga de trabalho é um problema que atinge uma boa parcela da população mundial e está diretamente ligado aos seguintes fatores:

  • Alto volume de atividades com prazos apertados de entrega;
  • Acúmulo de função
  • Metas ou objetivos impossíveis de serem alcançados, impostos pelos gestores ou encarregados da empresa;
  • Processos complexos e não automatizados, por falta de investimento nessa área;
  • Excesso de cobrança por parte do líder;
  • Atuação em um ambiente que passa por constante e frequente pressão, resultando em um clima opressivo.

Ao contrário do que muitos acreditam, isso não acontece apenas em atividades na modalidade presencial. Muitos profissionais enfrentam essa dificuldade também atuando em home office. E isso se deve ao fato de que, geralmente, as tarefas referentes à empresa começam a se misturar com as domésticas, fazendo com que se chegue a um esgotamento físico ou mental.

O que a sobrecarga de trabalho causa às pessoas e às empresas?

Os sintomas de quem sofre com o problema podem ser de âmbito comportamental, físico ou mental. Confira o que a sobrecarga de trabalho pode causar nas pessoas:

  • Dores de cabeça;
  • Dores nas costas;
  • Demonstração de pouca paciência;
  • Distúrbios do sono;
  • Falta de concentração;
  • Falta de motivação profissional.

Esses sintomas, se não forem tratados com atenção, podem acabar evoluindo para uma síndrome de Burnout. Esse esgotamento profissional pode prejudicar consideravelmente os resultados de uma empresa. E isso se deve principalmente à falta de comprometimento que as equipes sentem quando passam pela sobrecarga de trabalho, resultando em baixa produtividade e engajamento.

Com isso, diversos profissionais talentosos começam a ir à procura de novas oportunidades, o que faz com que a empresa em questão sofra uma baixa em sua equipe e nos resultados, além de precisar arcar com custos relacionados à rescisão do contrato de trabalho e eventuais processos. 

Como evitar esse problema nas empresas?

Agora que você já conhece mais sobre a sobrecarga de trabalho, fica fácil compreender que este problema é algo que precisa ser evitado nas empresas para se obter um bom posicionamento no mercado e garantir que os colaboradores tenham qualidade de vida e bem-estar, não é mesmo?

Confira na lista a seguir algumas práticas que podem ser realizadas tanto pelos profissionais quanto pelos gestores e líderes de RH para evitar a sobrecarga de trabalho:

  • Reavaliar o fluxo de trabalho de modo a fazer com que o tempo de produtividade dos profissionais seja otimizado;
  • Verificar se os recursos e materiais (humanos ou tecnológicos) estão sendo empregados de forma correta, a fim de que a produtividade continue em alta;
  • Identificar e inibir práticas tóxicas para um ambiente de trabalho saudável;
  • Simplificar os processos a fim de que se reduzam etapas desnecessárias ou mecânicas/repetitivas, permitindo que o colaborador tenha seu tempo de trabalho otimizado;
  • Fornecer maior flexibilidade e autonomia para que os profissionais cumpram suas tarefas de maneira mais confortável;
  • Promover ações de motivação profissional, a fim de que se tenha um ambiente com clima mais agradável;
  • Fornecer treinamentos em prol de uma melhora na gestão do tempo.

Agora que você já conhece algumas práticas que podem fazer com que a sobrecarga de trabalho seja evitada nas empresas, aproveite para ler outros artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área! 

Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). Entre em contato!