A sobrecarga de trabalho é algo muito comum e que vem aumentando cada vez mais nos últimos anos, inclusive para quem atua no regime home office.
São inúmeras atividades a se cumprir durante o expediente e também fora dele. Tarefas profissionais, cuidado com os filhos, com a casa, estudos, etc. Tudo isso pode gerar uma série de sintomas físicos e desgastes emocionais nas pessoas.
Se você quer entender o que é a sobrecarga de trabalho, como ela pode afetar funcionários e empresas e também como evitá-la, continue a leitura deste post!
A sobrecarga de trabalho é um problema que atinge uma boa parcela da população mundial e está diretamente ligado aos seguintes fatores:
Ao contrário do que muitos acreditam, isso não acontece apenas em atividades na modalidade presencial. Muitos profissionais enfrentam essa dificuldade também atuando em home office. E isso se deve ao fato de que, geralmente, as tarefas referentes à empresa começam a se misturar com as domésticas, fazendo com que se chegue a um esgotamento físico ou mental.
Os sintomas de quem sofre com o problema podem ser de âmbito comportamental, físico ou mental. Confira o que a sobrecarga de trabalho pode causar nas pessoas:
Esses sintomas, se não forem tratados com atenção, podem acabar evoluindo para uma síndrome de Burnout. Esse esgotamento profissional pode prejudicar consideravelmente os resultados de uma empresa. E isso se deve principalmente à falta de comprometimento que as equipes sentem quando passam pela sobrecarga de trabalho, resultando em baixa produtividade e engajamento.
Com isso, diversos profissionais talentosos começam a ir à procura de novas oportunidades, o que faz com que a empresa em questão sofra uma baixa em sua equipe e nos resultados, além de precisar arcar com custos relacionados à rescisão do contrato de trabalho e eventuais processos.
Agora que você já conhece mais sobre a sobrecarga de trabalho, fica fácil compreender que este problema é algo que precisa ser evitado nas empresas para se obter um bom posicionamento no mercado e garantir que os colaboradores tenham qualidade de vida e bem-estar, não é mesmo?
Confira na lista a seguir algumas práticas que podem ser realizadas tanto pelos profissionais quanto pelos gestores e líderes de RH para evitar a sobrecarga de trabalho:
Agora que você já conhece algumas práticas que podem fazer com que a sobrecarga de trabalho seja evitada nas empresas, aproveite para ler outros artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área!
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). Entre em contato!