Programas Estratégicos para Gestão de RH | Alfredo Bottone

Outros Programas Estratégicos

Outros Programas Estratégicos para Gestão em Recursos Humanos

Avaliação de Performance

Elaboração com sistemas diferenciados para cargos operacionais, administrativos, gerências intermediárias e primeiro escalão gerencial. O sistema é baseado na identificação de potencial e na medição da efetiva entrega de resultados. Envolve, para todos os níveis, a auto avaliação e avaliação pelo superior. Avaliação 360º somente para o 1º e 2º níveis de comando. Para os cargos operacionais (técnicos e administrativos) o desempenho será baseado nas atribuições do cargo. Para os cargos de chefias de todos os níveis, em metas previamente definidas. O sistema será desenvolvido com a participação do RH e tendo como ponto de controle (para críticas e sugestões visando uma aderência à companhia), de 3 a 5 líderes representativos das diferentes áreas da empresa. O projeto final deverá ser objeto de aprovação da direção da empresa. Duração: 2 meses. O primeiro ciclo será objeto de acompanhamento pelo RH Estratégico.

Coaching

Impulsionar o desenvolvimento do gestor, de qualquer nível hierárquico, visando que o mesmo tenha melhor foco em metas alinhadas com a visão e missão da empresa, obtenção de resultados (melhoria da produtividade e revisão de processos), gestão de pessoas (avaliação de performance, feedback, meritocracia, desenvolvimento). No início do trabalho, serão definidos os objetivos do programa, para que ao final do trabalho seja avaliada a efetividade do investimento. Embora sejam utilizados instrumentos e textos específicos sobre cada tópico do programa, a essência será explorar o que pode ser melhorado nas funções principais do profissional na empresa. Ao final, será feita uma reavaliação para se obter a percepção do desempenho após o trabalho de coaching. Se numa escala de 0 a 10, o resultado for igual ou inferior a 7, a empresa cliente não pagará os 50% restantes do contrato e ainda terá um crédito de 25% sobre o valor o contrato. Para gestores novatos na área de RH, é feito um trabalho específico para aceleração do desenvolvimento do profissional. Duração: 6 meses, com pelo menos duas reuniões mensais, com duração de 2 horas cada uma.

Auditoria Trabalhista

Efetuar avaliação da conformidade entre os procedimentos operacionais e da gestão de pessoas com as leis trabalhistas vigentes, bem como a identificação de oportunidades da otimização dos custos da folha de pagamento com base na reforma trabalhista e análise da flexibilidade na forma de contratação dos profissionais para a empresa. Duração: 30 horas (em 2 meses).

Negociação Coletiva

Assessoria ao(s) negociador(es) na análise da pauta dos sindicatos, bem como ofertas alternativas visando menores custos diretos sobre a folha de pagamento. Assessoria na elaboração da pauta de reivindicações da empresa. Orientação sobre estratégias para negociação (durante todo o processo). Análise jurídica de eventuais medidas cabíveis no caso de greve. Redação (ou revisão) do Acordo Coletivo. Duração: 30 dias antes do início oficial da negociação até 15 dias após o fechamento do processo negocial ou dissídio coletivo.

Auditoria do Papel Estratégico do RH

Inventariar todas as atividades da área de RH e identificar as funções estratégicas e as operacionais, assessorando o gestor (e/ou superior) a reestruturar a área para que priorize o papel estratégico da área para que esta agregue valor efetivo ao negócio da companhia, incluindo outras atividades, dentro desse contexto, para atender ao seu propósito. Neste inventário, as funções operacionais serão segregadas para que sejam automatizadas e/ou terceirizadas. Por decisão da empresa, algumas dessas atividades poderão permanecer na área de RH (ou em outra), mas numa estrutura específica, sem competir com aquelas estratégicas. Nesse inventário serão envolvidos alguns executivos não pertencentes ao RH. O diagnóstico e o conjunto de recomendações serão apresentados ao responsável pelo RH e/ou superior, de acordo com o que for estabelecido no contrato. Duração: 40 horas (em 3 meses).

Pesquisa de Clima Organizacional

Este trabalho é realizado em parceria com a empresa de tecnologia, a fim de que os dados sejam trabalhados de forma organizada e sistêmica, produzindo relatórios que facilitem a gestão do clima organizacional. A pesquisa de clima que realizamos não segue modelo padronizado, pois para cada empresa o inventário é customizado para que o resultado seja totalmente aderente à realidade e necessidade da empresa. Duração (preparação do inventário customizado, aplicação da pesquisa, tabulação, apresentação dos resultados com as recomendações): até 4 meses.

Saiba mais sobre os Programas Estratégicos para
Gestão em Recursos Humanos

Saiba Mais

Artigos RH Estratégico

29 de março de 2024
ações-de-endomarketing

Dicas e ações de endomarketing para promover o engajamento nas empresas

Se você está em busca de uma equipe de alta performance, as ações de endomarketing precisam estar presentes na rotina da empresa. Esse conceito também é […]
10 de março de 2024
diferença entre treinamento e desenvolvimento

Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento nas empresas?

Entender a diferença entre treinamento e desenvolvimento é o primeiro passo para começar a aplicar essas estratégias na sua empresa. Promover a capacitação da equipe é […]
7 de março de 2024
imagem do prêmio javali

O que é o Prêmio Javali? Entenda!

(Fonte da imagem: Pinterest) No mundo corporativo, circula uma lenda, tão difundida quanto temida, conhecida como o “Prêmio Javali“. Ao contrário do que o nome possa sugerir, […]
1 de março de 2024
gamificação-nas-empresas

Quais as vantagens e como implementar a gamificação nas empresas?

Quando o assunto é engajar as equipes e melhorar os resultados, implementar a gamificação nas empresas pode ser um bom caminho. O conceito chama atenção por […]