ESG (Environmental, Social Governance)
A importância do RH na estratégia ESG da empresa. Fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) são frequentemente relegados às relações com investidores, mas ESG se estende além dessa área e deve incluir e sensibilizar outras áreas da empresa. Por exemplo, o desempenho ESG se tornará cada vez mais importante ao atrair e reter funcionários.
Portanto, o desempenho Social (“S”) da empresa está diretamente atrelado às iniciativas lideradas pelo RH, além disso diversos fatores sociais podem impactar sobremaneira o desempenho financeiro da empresa fazendo com que fique claro o entendimento de que a responsabilidade das iniciativas que possibilitam a empresa de ter um bom desempenho ESG vai além da responsabilidade da área financeira e de relações com investidores.
Ainda, o rigor na observância do Código de Ética no dia a dia da empresa, faz mais uma vez do RH um protagonista no processo. Este tema é um dos mais relevantes na atualidade.
Estamos acompanhando o movimento no mundo todo sobre como essa questão está sendo lidada pelos órgãos oficiais e pelas empresas. Cada vez mais, as exigências sobre as empresas, notadamente a de capital aberto, são maiores e inevitáveis que a efetividade das ações relacionadas a esse tripé Ambiental/Social/Governança (Environmental/ Social/Governance) sejam demonstradas cabalmente.
Até mesmo métricas para programas de remuneração variável de executivos têm avançado para com esse tema.
Palestra – Duração: 3 horas.