Vamos conversar sobre o que é comunicação corporativa e qual a sua relevância em tempos de crise e Covid-19?
A comunicação corporativa envolve as ações internas e externas de uma empresa, sendo determinante para consolidar a reputação de uma organização, bem como o seu posicionamento e a sua identidade organizacional no mercado de trabalho.
Ou seja, para que a comunicação corporativa de uma empresa seja assertiva, é necessário ter cuidado e dar atenção aos seus diferentes públicos, sejam eles colaboradores, clientes, parceiros, profissionais da imprensa ou mesmo concorrentes do seu segmento, a fim de emitir a mesma mensagem e garantir a credibilidade do seu negócio, sem ruídos.
Existem algumas ferramentas, metodologias e ações que podem facilitar o trabalho da comunicação corporativa de uma empresa, como:
Principalmente em tempos de crise, como a pandemia de coronavírus que estamos passando atualmente, é necessário que as empresas entendam e apliquem o conceito sobre o que é comunicação corporativa, seguindo seus princípios éticos e sua linha de trabalho, sem perder-se no caminho ou ser influenciada por alguma outra ação que esteja sendo executada por um concorrente de sua área.
É preciso manter o foco, estabelecer uma comunicação humanizada e clara, a fim de fortalecer a imagem e reputação de sua empresa, para assim alcançar bons resultados ao seu negócio e conseguir driblar a crise.
Além disso, em tempos de crise, vale a pena resgatar o planejamento estratégico da empresa e pensar em inovações aos processos, visando não só a vantagem econômica, mas também a qualidade de vida e a motivação dos seus colaboradores.
O acolhimento e engajamento de colaboradores, principalmente durante o período de home office, é a melhor forma de promover mudanças e melhorias dentro de uma organização. Sem contar no fato de que uma boa comunicação corporativa pode ser um ótimo diferencial competitivo, uma forma de reconhecer e incentivar o crescimento de seus colaboradores – evitando até mesmo o turnover – e melhorar o clima organizacional.
Ressaltando que em tempos de pandemia, os canais digitais de comunicação de uma empresa podem ser grandes aliados nesse sentido.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é comunicação corporativa, aproveite para acessar os links a seguir e descobrir como preservar a cultura organizacional de uma empresa em tempos de home office, e saber como os treinamentos EAD podem qualificar equipes em tempos de Covid-19.
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). Leia mais artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área!