Entenda a importância da ética nas relações de trabalho

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Entenda a importância da ética nas relações de trabalho

profissionais reunidos para entender a importância da ética nas relações de trabalho

Nenhuma empresa alcançará a alta performance se não tiver um padrão ético claramente definido, expressando o que quer ser e como quer agir. 

Um Código de Ética deve ter, inicialmente, três pilares fundamentais que definem a identidade da empresa: visão, missão e valores.

Neste artigo, vamos mostrar a importância da ética nas relações de trabalho, apresentar os três pilares fundamentais do ambiente de trabalho e entender o que é ser ético profissionalmente. Confira!

Ética nas relações de trabalho: 3 pilares fundamentais

O Código de Ética Empresarial tem como objetivo orientar sobre atitudes e posturas e expor os princípios de uma empresa. 

Esse documento se sustenta por três pilares fundamentais, que são:

1 – Visão

A visão é a expressão onde a empresa quer chegar dentro de alguns anos. Ela deve ser descritiva e clara indicando onde a empresa quer estar dentro de um certo prazo (geralmente de 5 anos). Deve ser algo que inspira, que passa um certo orgulho de pertencimento da organização. 

2 – Missão

“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara de missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.” Peter Drucker

Em outras palavras, a missão deve expressar claramente o que a empresa se propõe a fazer, como fazer e para quem. É a razão de ser da empresa. 

3 – Valores

Os valores são as crenças e comportamentos que dão a verdadeira personalidade à empresa. É a expressão clara das atitudes esperadas por todos que trabalham na empresa e para a empresa, em todos os níveis hierárquicos, tanto internamente, como externamente. É o que identifica “como somos.”

Afinal, o que é ser ético profissionalmente?

É agir, em todos os momentos, mesmo sem qualquer supervisão, em consonância com os valores da empresa, adotando uma postura irrepreensível, com elevado padrão moral e ético. 

Quem age eticamente, não tem receio de expor a qualquer um o que fez. Quem “esconde” algo ou tem temor de revelar alguma decisão ou atitude adotada, certamente, deve ter algum conflito com os valores éticos e morais esperados.

O Código de Ética deve ser observado por todos indistintamente, do Presidente ao mais simples colaborador. Os gestores devem ser o exemplo da ética: fazer o que dizem, ou seja, um alinhamento de 100% entre o discurso e a prática. 

Quais são algumas das atitudes que devem ser adotadas por todos para se ter um ambiente ético?

Para que o ambiente profissional seja, de fato, ético, algumas atitudes são fundamentais, tais como:

1 – Respeito

O respeito deve ser materializado por todos, empregadores e empregados, por atitudes concretas, tais como: cumprir as leis trabalhistas e os acordos com os sindicatos; adotar medidas de preservação da saúde e segurança dos trabalhadores; não humilhar o empregado; respeitar a diversidade; adotar medidas de preservação do meio ambiente e aceitar a divergências de ideias. 

Por parte dos empregados, é preciso cumprir as normas de saúde e segurança do trabalho; nunca negar a colaboração para com colegas e equipes no desenvolvimento das atividades; respeitar a diversidade; não chamar colegas por apelidos que possam desonrar a imagem deles; num trabalho em equipe, ouvir e respeitar ideias divergentes.

2 – Transparência

Não há ética sem transparência e esta só existe com a verdade e honestidade de ambas as partes e entre pares. 

3 – Dignidade

A dignidade é expressa pela prática de um salário justo (de acordo com a realidade do mercado e da empresa), reconhecimento, oportunidade de aprendizagem, ambiente salubre e seguro.

A importância da ética nas relações de trabalho

A ética nas relações de trabalho coloca empregadores e empregados num ambiente de total convergência quanto a propósito na interação entre ambos. 

Nas divergências, fica bem mais fácil ajustar as diferenças com respeito e concessões recíprocas, mantendo-se a mobilização para garantir um elevado grau de produtividade e resultados benéficos para todos, com respeito e satisfação.

Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). 

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