Você que se encontra atualmente no mundo dos negócios, sabe o que é networking? Este é um conceito muito mencionado nos dias atuais, porém nem todos sabem, de fato, sobre o que se trata.
Apesar de não haver uma tradução específica para o termo, a palavra tem origem no termo inglês net, que significa rede, e working, que significa trabalhando. Ou seja, networking se refere à criação e ao desenvolvimento de uma rede. Mais especificamente, diz respeito a uma rede de contatos que possibilita inúmeros benefícios para empresas e profissionais, melhorando ainda mais as suas atividades.
Quer saber mais sobre o que é networking, qual sua importância para o mundo corporativo e como criar, aumentar e manter sua rede de contatos? Então continue a leitura deste artigo até o final e aproveite para obter diversas informações em relação ao assunto.
Também chamado de rede de contatos, o networking nada mais é do que um meio de se estreitar laços profissionais nos mais diversificados ambientes, aproveitando esses laços para se atingir algum objetivo.
Por meio desse conceito é possível:
No entanto, por mais que muitos acreditem que o networking se trata de algo feito com falsidade ou segundas intenções, manter bons relacionamentos no mundo dos negócios ou na vida pessoal é muito importante.
E o fortalecimento de novas relações acontece a todo momento, como em cursos, trabalho, em festas, nas ruas, etc. Afinal, estamos constantemente nos relacionando com pessoas diferentes do convívio habitual.
Assim, manter uma rede de contatos forte pode proporcionar uma melhora significativa em sua vida profissional e pessoal, atingindo diversos objetivos, conforme descrito na lista a seguir:
Em primeiro lugar é preciso ter em mente que o networking não se trata apenas de ganho, mas sim de compartilhamento de informações, experiências, ideias, conhecimentos, etc.
Desta forma, você deve procurar se relacionar com pessoas que possam acrescentar em sua vida, mas também precisa compartilhar com os outros interessados o que vem aprendendo com o passar do tempo e em seus contatos anteriores.
Assim, se você deseja criar, aumentar ou manter sua rede de contatos para ser lembrado por possíveis clientes, parceiros ou até mesmo por empresas que se interessem por seu perfil e referências, saiba que é fundamental seguir algumas dicas, como por exemplo:
Caso você já tenha construído um bom networking e ainda deseja aumentar ou, simplesmente continuar nutrindo sua rede, confira algumas dicas abaixo:
No decorrer deste post foi possível entender melhor o que é networking, qual sua importância e como criar, aumentar e manter sua rede de maneira saudável.
Além de contribuir para o desenvolvimento pessoal, é importante lembrar que o networking também deve ser incentivado pelo empregador, uma vez que a empresa também é parte ativa e terá benefícios ao construir uma rede de contatos junto aos seus colaboradores.
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). Leia mais artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área.