Como identificar um ambiente de trabalho tóxico?

Como identificar um ambiente de trabalho tóxico?

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Como identificar um ambiente de trabalho tóxico?

Gestor agredindo verbalmente um funcionário, criando um ambiente de trabalho tóxico

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre ambiente de trabalho tóxico, ou seja, um ambiente onde não há engajamento e nem motivação dos colaboradores. 

O ambiente de trabalho é parte essencial de um conjunto de ações que fazem uma empresa ser bem sucedida. Uma empresa que promove bem-estar aos colaboradores garante produtividade e rentabilidade aos negócios e ainda confere qualidade de vida aos funcionários, sendo capaz de atrair novos talentos.

Mas, como identificar e evitar um ambiente de trabalho tóxico? Continue a leitura do artigo e entenda.

Como identificar um ambiente de trabalho tóxico?

Sabe aquela sensação de ambiente pesado, onde todo mundo parece ter acordado de mau humor e sem nenhuma animação? Se a sua resposta for sim, provavelmente você já passou pela experiência de trabalhar em um ambiente de trabalho tóxico.

As principais características de um ambiente profissional tóxico são:

  • Conflitos interpessoais em excesso;
  • Pressão por resultados em excesso;
  • Alto índice de turnover (rotatividade);
  • Ameaças frequentes dos líderes aos liderados;
  • Pouca transparência com as informações;
  • Aumento no número de afastamentos por doenças;
  • Elevado índice de acidentes de trabalho.

Principais problemas que um ambiente tóxico de trabalho pode causar

É importante ressaltar que um ambiente de trabalho tóxico pode refletir na saúde física e mental dos colaboradores, ocasionando doenças ocupacionais, insatisfação e desmotivação das equipes, prejudicando também os resultados da empresa como um todo.

Confira de forma detalhada os problemas que são mais comuns no dia a dia de empresas que não possuem um bom clima organizacional:

  • Os funcionários se sentem desmotivados, o que gera desânimo e desleixo quanto ao cumprimento das atividades rotineiras, reduzindo a produtividade diária e os resultados esperados;
  • Colaboradores com problemas de saúde; um ambiente de trabalho tóxico deixará os profissionais mais ansiosos e preocupados; um estado psicológico abalado também os deixará mais sujeitos a acidentes de trabalho e afastamentos, gerando baixas na realização dos atividades previstas no planejamento da empresa e ainda mais custos operacionais;
  • Relações interpessoais abaladas, prejudicando a comunicação interna e fazendo com que erros ocorram com frequência nos processos de trabalho;
  • Os líderes também irão sofrer com os problemas que o ambiente causa, o que por sua vez irá refletir nos liderados, gerando resultados piores para a empresa;
  • Interfere na cultura organizacional e os colaboradores acabam ficando desmotivados e buscando outras oportunidades no mercado de trabalho;
  • A empresa perde talentos e tem dificuldades de atrair novos talentos.

Como evitar um ambiente de trabalho tóxico e manter os colaboradores engajados?

Depois de entender o que é um ambiente de trabalho tóxico e quais problemas ele pode gerar às empresas, chega o momento de entender que existem diversas formas de construir um ambiente mais agradável, seguro e saudável.

O primeiro passo é buscar entender o que pode estar causando essa situação, como por exemplo, o excesso de cobranças, líderes mal preparados, más relações interpessoais, entre outros. É somente após um diagnóstico claro que será possível solucionar o problema.

Nesse sentido, é ideal que os gestores sigam algumas dicas, conforme descrito abaixo:

  • Conversar mais com os colaboradores;
  • Realizar pesquisas de modo a verificar qual é o clima da organização e se há um bom índice de satisfação interna, atuando nos pontos que precisam de melhoria;
  • Gerenciar os conflitos entre colegas de trabalho, sempre que estes ocorrerem;
  • Investir na comunicação interna e construir um bom relacionamento com os funcionários;
  • Demonstrar aos seus funcionários que eles são importantes para o crescimento de seu negócio.

Além das dicas já citadas, é importante destacar que uma das formas mais eficientes para garantir um bom ambiente de trabalho é ter líderes totalmente preparados e comprometidos para gerenciar equipes. Eles são uma ponte entre os direcionamentos da empresa e quem está lá na ponta.

Agora que você já sabe como identificar um ambiente de trabalho tóxico, basta estruturar as mudanças necessárias e alinhar-se com a sua equipe para alcançar um local mais feliz para trabalhar. Sendo assim, o ideal é contar com o apoio de um profissional especializado em RH Estratégico para garantir assertividade nas ações.

Alfredo Bottone é referência em RH Estratégico

Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). 

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