Short Friday: 3 vantagens que o movimento confere às empresas

Short Friday: 3 vantagens que o movimento confere às empresas

pessoas em reunião de rh estratégico
RH tornou-se muito maior e ainda mais estratégico com a pandemia
29 de setembro de 2021
Funcionário de recursos humanos calculando o abono salarial dos funcionários
O que é e como calcular o abono salarial? Tire dúvidas
13 de outubro de 2021

Short Friday: 3 vantagens que o movimento confere às empresas

Escritório vazio em uma sexta feira, pois a empresa aderiu à short friday

Você já ouviu falar no movimento Short Friday? Trata-se de uma readequação de carga horária feita nas empresas, com o objetivo de oferecer maior qualidade de vida para seus funcionários, tornando-os mais felizes e produtivos.

Algumas empresas no Brasil já vem adotando esse sistema. Os benefícios obtidos desde o início da ação estão sendo os mais variados.

Quer saber mais sobre o Short Friday? Continue a leitura para entender de fato o que é esse movimento e quais as vantagens que a iniciativa oferece às empresas e aos colaboradores.

O que é o short Friday?

O Short Friday é, basicamente, um movimento que visa promover nas empresas um horário de trabalho reduzido nas sextas-feiras, a fim de que seus colaboradores possam se sentir mais felizes com suas atividades e, consequentemente, mais produtivos e engajados.

Esse movimento vem chamando cada vez mais atenção dos profissionais, que não buscam somente bons salários e benefícios, mas também uma maior autonomia, liberdade e chances de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Empresas como Linkedin, Kraft Heinz e a VR Benefícios adotaram o Short Friday com o intuito de diminuir o estresse e a ansiedade de seus colaboradores. 

Em algumas empresas, a sexta-feira curta, como também é conhecida aqui no Brasil, tem expediente até o horário do almoço, sendo que a tarde fica livre para que os colaboradores possam resolver seus compromissos particulares.

Em outras, o horário se estende um pouco, podendo ir até  às 15h ou 16h, sendo uma redução semanal ou quinzenal. Há ainda a chance de combinar o horário de saída com o próprio trabalhador.

As horas restantes do expediente da sexta-feira podem ser encaixadas em outros dias ou então acrescidas ao banco de horas.

Quais são as principais vantagens do Short Friday?

A área de recursos humanos tem crescido e se tornado cada vez mais estratégica. Iniciativas como esta, do Short Friday, podem aumentar de forma significativa o desempenho de uma empresa, garantido profissionais mais motivados e melhores resultados para o negócio como um todo.

Veja a seguir as principais vantagens que o movimento da sexta-feira curta pode promover às empresas.

1 – Melhorar o engajamento e a motivação profissional da equipe

Quanto maior for a qualidade de vida no trabalho, mais felizes, motivados e produtivos os colaboradores se sentirão. Além disso, o incentivo interno permite que os profissionais tenham o desejo de contribuir cada vez mais com a empresa, dando o seu melhor no cumprimento de suas atividades e retornando descansado para a próxima semana de  trabalho.

2 – Proporcionar um clima mais saudável na organização

O equilíbrio pessoal e profissional pode refletir também na convivência em equipe, gerando maior empatia e senso de compartilhamento.

3 – Promover o fortalecimento da marca no mercado de trabalho

Atualmente, apenas oferecer salários atrativos não basta para reter bons talentos na empresa. Proporcionar benefícios como a sexta-feira curta pode representar uma novidade aos trabalhadores e fortalecer ainda mais a marca do negócio.

Além disso, movimentos como esse promovem uma imagem positiva às empresas, fazendo com que cada vez mais talentos queiram se tornar parte delas.

Ao longo deste post foi possível conferir o que é o short Friday e quais as principais vantagens que o movimento confere às empresas e colaboradores. Caso queira sanar mais alguma dúvida, entre em contato!

Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos).

Leia mais artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos em nosso blog e fique por dentro das novidades da área!