A remuneração variável e as suas vantagens para seu negócio

A remuneração variável e suas vantagens para seu negócio!

Colegas de trabalho a caminho de uma viagem corporativa
Viagem corporativa: as obrigações da empresa com o funcionário
19 de agosto de 2021
Funcionários trabalhando em suas mesas antes de tirar férias antecipadas
É possível tirar férias antecipadas? Saiba o que diz a Lei
2 de setembro de 2021

A remuneração variável e suas vantagens para seu negócio!

Calculadora e moedas remetem ao esquema de remuneração variável

Quem busca por oportunidades no mercado de trabalho costuma levar em conta a remuneração oferecida por cada organização e se os benefícios estão de acordo com a vaga ofertada. 

No passado, aquelas que ofertavam um bom salário fixo eram as que mais chamavam a atenção de quem buscava uma colocação no mercado. Entretanto, hoje em dia, os processos foram atualizados de acordo com a realidade que vivemos atualmente e, por isso, muitas empresas começaram a implementar novos métodos de pagamento aos seus colaboradores, como é o caso da remuneração variável

Se você deseja entender um pouco mais sobre a remuneração variável e como as empresas estão implementando esse novo formato de pagamento de salário, continue lendo este conteúdo. 

O que é e quais os tipos de remuneração variável?

A remuneração variável está entre as melhores estratégias para incentivar os colaboradores de determinada empresa. Trata-se de um programa de recompensas e incentivos que está atrelado à agregação de valor extra por parte do conjunto de empregados, por determinadas equipes e individualmente, podendo afetar direta e positivamente a produtividade do negócio.

Em outras palavras, a remuneração variável é uma recompensa ou bônus ofertado ao colaborador, sendo um complemento ao salário fixo, com base em desempenho e resultados alcançados.

Essas performances extraordinárias são passíveis, e a legislação tem mecanismos para tal, de reconhecimento e recompensa por parte da empresa. É variável por depender de resultados que também oscilam de pessoa para pessoa, de equipe para equipe e de época para época. E se difere da remuneração fixa, não só porque é variável e depende do crescimento da empresa no ano, mas também porque é executada no curto ou longo prazo.

Para adotar o sistema, a empresa precisa estar bem preparada e entender como o modelo se enquadra nas atividades exercidas. Dentro do programa é possível oferecer diferentes tipos de remuneração variável, tais como:

  • Participação nos lucros e resultados (PLR);
  • Premiação financeira;
  • Bônus;
  • Gratificações;
  • Stock option;
  • Comissão;
  • Remuneração por competência;
  • Incentivos financeiros ou não financeiros, etc.

O que é meritocracia e qual sua relação com a remuneração variável?

Meritocracia é um sistema ou modelo de premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo, considerando os esforços feitos e os resultados alcançados a partir disso.

O sistema de recompensa meritocrática é amplamente aplicado por empresas e organizações privadas, que valorizam e premiam os profissionais que apresentam melhores produções com os diversos tipos de remuneração variáveis já mencionadas. 

Apenas a título de curiosidade, Singapura tem o mesmo sistema no setor público em relação ao privado e lá o serviço público é exemplar. No Brasil, não temos leis e sistemas que incentivam a premiação da excelente performance no serviço público.

A meritocracia nas empresas é uma forma de motivar os funcionários, que se dedicam em suas funções em busca de alcançar melhores oportunidades como consequência dos méritos apresentados.

Quais as vantagens de implantar a remuneração variável?

A remuneração variável é regulada em parte pela Constituição Federal e parte pela Lei Ordinária. A Reforma Trabalhista de 2017 trouxe maior flexibilidade para a aplicação de remuneração variável com isenção de encargos trabalhistas e previdenciários. 

O objetivo da lei atual é incentivar e reconhecer o alto desempenho, para que as empresas tenham aumento de produtividade e possam recompensar aqueles que contribuem com esse propósito, beneficiando tanto a empresa, quanto o colaborador.

Além disso, o programa de remuneração variável pode oferecer diversos benefícios para o negócio. Confira alguns deles:

  • Estruturar programa de acordo com as melhores práticas do mercado e em conformidade com a legislação trabalhista;
  • Motivar os empregados a superarem metas;
  • Estímulo para a retenção dos melhores profissionais e atração de talentos;
  • Criar uma cultura de meritocracia na empresa;
  • Fortalecimento da visão, missão e valores;
  • Implementar programas sem custos indiretos (encargos sociais e trabalhistas) e compatíveis com a agregação de valor ao negócio.
  • Diminuição dos custos fixos.

Este trabalho deverá ser totalmente customizado para cada empresa e consiste na elaboração (ou revisão) da política de remuneração variável e do procedimento para cada programa, bem como na orientação/treinamento do que se fizer necessário. Uma vez que esta pode ser um processo de adaptação para todas as partes envolvidas. Também é importante ressaltar que o programa pode ser aplicado para todos os empregados indistintamente.

Conte com um serviço de consultoria especializado! Alfredo Bottone é especializado nessa área e fez essa implantação em inúmeras empresas há dezenas de anos. Se sua empresa deseja implantar um Programa de Remuneração Variável, entre em contato conosco para elaborarmos um programa totalmente dedicado ao seu negócio!

​​Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial! Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos).

Leia mais artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área!