A capacitação profissional exerce um papel muito importante nas organizações. Ela, obviamente, qualifica os funcionários, mas também pode ser fundamental na retenção de talentos, na qualificação do produto ou serviço e no aumento da produtividade.
Logo, são muitos os motivos pelos quais a capacitação é importante. Mas você já pensou no papel da capacitação profissional para a produtividade da empresa?
Quer saber mais? Continue a leitura e entenda o assunto
Muitas empresas temem capacitar seus profissionais e, consequentemente, perdê-los para o mercado. No entanto, esse é um pensamento cada vez mais distante.
As organizações hoje querem qualificar seus colaboradores para o presente. O aprendizado e a qualificação são úteis para a empresa e para o funcionário, que é parte fundamental dessa engrenagem.
O que as empresas precisam pensar hoje em dia é que essa é, bem pelo contrário, uma maneira de reter talentos, pois os profissionais valorizam empresas nas quais são reconhecidos e têm chances de crescimento e evolução em suas carreiras.
Além disso, essa é a única maneira das empresas sobreviverem no atual mercado altamente competitivo: com os melhores profissionais, capacitados para oferecerem os melhores produtos e serviços.
Investir na capacitação profissional dos funcionários pode trazer grandes benefícios para a empresa, como, por exemplo:
Essas estratégias não só desenvolvem as habilidades dos funcionários, mas também aumentam a motivação e a retenção de talentos.
Confira algumas técnicas e estratégias para capacitação profissional de colaboradores:
Faça um levantamento das principais demandas da empresa, identificando as lacunas e até mesmo futuras necessidades do negócio, até mesmo a gestão de conflito. Identifique os pontos que podem ser fortalecidos a partir de capacitações.
Incentive e promova a realização de cursos, mostrando a importância deles para o crescimento do funcionário e da empresa. A empresa pode promover cursos in company e também oferecer benefícios financeiros para cursos externos.
Coloque em prática alguma ação que reconheça os profissionais que se qualificam. Funcionários que se sentem mais valorizados são mais produtivos e felizes.
Semelhante ao conhecido plano de carreira, você pode desenvolver um programa de remuneração estratégica. Defina metas individuais ou em grupo que beneficiem tanto o colaborador, quanto a empresa.
Mostre com clareza para o setor financeiro a importância de investir em capacitação. Os custos são menores do que a contratação de novos funcionários. Além disso, ela comprovadamente traz retorno financeiro para a empresa.
A capacitação profissional dos colaboradores afeta diretamente a produtividade da empresa. Mas, de que forma?
Com o aperfeiçoamento das habilidades técnicas e comportamentais, os colaboradores geram melhores resultados para a organização, aumentando o retorno financeiro para a empresa.
Por isso, é fundamental que a empresa em si e os gestores incentivem constantemente o desenvolvimento de seus colaboradores. Profissionais capacitados desenvolvem habilidades específicas para o cargo, o que assegura a qualidade e a produtividade.
A qualificação também está relacionada à valorização dos profissionais. Assim, quando se sentem reconhecidos e incentivados, tendem a ter um melhor desempenho profissional.
Ela também afeta a motivação da equipe e, consequentemente, a sua performance.
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial! Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). Leia mais artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área!