Provavelmente, você já ouviu falar da geração millennial. Mas você sabe exatamente quem é esse público e quais suas principais características, habilidades e comportamento frente ao mercado de trabalho?
Para entender melhor sobre esta parcela da população, acompanhe este post até o final.
Aqui será possível descobrir mais sobre este grupo de pessoas que possuem traços consideravelmente diferentes de outros presentes na sociedade, e como é o comportamento dos millennials no mercado de trabalho.
Também chamada de geração “Y”, os millennials são pessoas nascidas na virada do século XX para o XXI, que possuem atualmente entre 23 e 30 anos. Em geral, são os que estão ingressando agora no mercado de trabalho ou então que concluíram alguns poucos anos de experiência profissional.
Por se tratar também de uma geração que cresceu tendo contato com a prosperidade na economia, com inúmeras tecnologias extremamente inteligentes, com as redes sociais e com uma vasta gama de dispositivos eletrônicos, podem ser conhecidas como os “nativos digitais“.
Esse contato constante com a tecnologia moldou suas expectativas em relação ao ambiente de trabalho. A geração millenial não apenas espera um emprego, mas também busca um local onde possa expressar suas ideias.
Eles desejam uma cultura corporativa que incentive a colaboração e a comunicação aberta, onde suas vozes sejam ouvidas e respeitadas. Isso levou muitas empresas a repensar suas estruturas hierárquicas, adotando modelos mais planos e ágeis, que favorecem a participação ativa dos funcionários em processos de tomada de decisão.
Além disso, a geração millenial têm uma forte consciência social e ambiental. Eles preferem trabalhar em organizações que promovam práticas sustentáveis e que demonstrem responsabilidade social. Para essa geração, a motivação vai além do salário; o significado do trabalho e o impacto que ele gera na sociedade são fundamentais.
Isso tem levado muitas empresas a implementar políticas de responsabilidade social, criando programas que incentivam a participação dos funcionários em iniciativas comunitárias.
As empresas também estão se adaptando para oferecer benefícios que atendem às expectativas dessa geração, como programas de bem-estar, saúde mental e desenvolvimento pessoal.
Reconhecendo a importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal, muitas organizações têm investido em horários flexíveis e na possibilidade de trabalho remoto. Esses aspectos não apenas atraem talentos da geração millennials, mas também promovem um ambiente de trabalho mais produtivo e engajado.
Por ser uma geração que tem os avanços tecnológicos como algo muito presente no dia a dia, os profissionais da geração millennial possuem um comportamento diferenciado no mercado de trabalho.
Veja na lista a seguir alguns dos principais fatores capazes de causar grande influência no perfil deste grupo de pessoas:
A geração millenial traz várias características e diferenciais para o mundo corporativo em comparação com outras gerações, como, por exemplo:
Esses diferenciais têm levado as empresas a repensar suas culturas organizacionais e práticas de gestão para atrair e reter talentos millennials.
Após conhecer as características da geração millenial no mercado de trabalho, é o momento de entender como lidar com eles dentro das empresas.
O primeiro passo é saber aproveitar muito bem todo o potencial criativo que eles possuem, traçando boas estratégias.
Instalar equipamentos, tecnologias e adquirir materiais que possibilitem aos jovens colocar tudo o que sabem em prática é parte desse planejamento estratégico para sua produtividade.
Outro ponto é proporcionar aos millennials as condições que favoreçam seu trabalho e produtividade, como ambientes inovadores, flexíveis e com interesse em áreas de atuação diferentes das que o negócio pratica.
Exemplos disso estão em espaços de descanso e lazer, como playgrounds, salões de jogos, etc., os quais podem ser utilizados com total liberdade durante o expediente por todos os colaboradores.
Isso possibilita que os profissionais renovem sua criatividade, caso tenham lapsos nesse sentido, sendo capazes de descansar e renovar suas ideias após uma pausa nas atividades.
Por fim, os sistemas de trabalho híbrido, home office, short friday ou programas de inclusão também podem ser maneiras de tornar os colaboradores mais engajados.
Os treinamentos para lidar melhor com a frustração no ambiente de trabalho e os projetos sociais que envolvem ambientes externos à organização também são fatores que a geração millennial está em constante busca.
Os millennials buscam diversos benefícios no mercado de trabalho que vão além do salário, como:
No decorrer deste texto você conferiu diversas informações em relação aos millennials no mercado de trabalho. Caso você tenha gostado do assunto, é provável que você tenha interesse em saber mais sobre o que é liberdade de trabalho.
Leia mais artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área!
Em caso de dúvidas, entre em contato!Alfredo Bottone é Matemático, Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa, Consultor de RH Estratégico, Ética Empresarial, Relações Trabalhistas e em Desenvolvimento de Lideranças e de Profissionais de RH. É Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa. É membro da Board Academy no Brasil e associado do SHRM (Society for Human Resources Management) nos Estados Unidos.