Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre ambiente de trabalho tóxico, ou seja, um ambiente onde não há engajamento e nem motivação dos colaboradores.
O ambiente de trabalho é parte essencial de um conjunto de ações que fazem uma empresa ser bem sucedida. Uma empresa que promove bem-estar aos colaboradores garante produtividade e rentabilidade aos negócios e ainda confere qualidade de vida aos funcionários, sendo capaz de atrair novos talentos.
Mas, como identificar e evitar um ambiente de trabalho tóxico? Continue a leitura do artigo e entenda.
Sabe aquela sensação de ambiente pesado, onde todo mundo parece ter acordado de mau humor e sem nenhuma animação? Se a sua resposta for sim, provavelmente você já passou pela experiência de trabalhar em um ambiente de trabalho tóxico.
As principais características de um ambiente profissional tóxico são:
É importante ressaltar que um ambiente de trabalho tóxico pode refletir na saúde física e mental dos colaboradores, ocasionando doenças ocupacionais, insatisfação e desmotivação das equipes, prejudicando também os resultados da empresa como um todo.
Confira de forma detalhada os problemas que são mais comuns no dia a dia de empresas que não possuem um bom clima organizacional:
Depois de entender o que é um ambiente de trabalho tóxico e quais problemas ele pode gerar às empresas, chega o momento de entender que existem diversas formas de construir um ambiente mais agradável, seguro e saudável.
O primeiro passo é buscar entender o que pode estar causando essa situação, como por exemplo, o excesso de cobranças, líderes mal preparados, más relações interpessoais, entre outros. É somente após um diagnóstico claro que será possível solucionar o problema.
Nesse sentido, é ideal que os gestores sigam algumas dicas, conforme descrito abaixo:
Além das dicas já citadas, é importante destacar que uma das formas mais eficientes para garantir um bom ambiente de trabalho é ter líderes totalmente preparados e comprometidos para gerenciar equipes. Eles são uma ponte entre os direcionamentos da empresa e quem está lá na ponta.
Agora que você já sabe como identificar um ambiente de trabalho tóxico, basta estruturar as mudanças necessárias e alinhar-se com a sua equipe para alcançar um local mais feliz para trabalhar. Sendo assim, o ideal é contar com o apoio de um profissional especializado em RH Estratégico para garantir assertividade nas ações.
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos).
Entre em contato, será um prazer atendê-lo! Aproveite e leia artigos relacionados em nosso blog.