como fazer a análise e descrição de cargos da empresa?

Compreenda como fazer a análise e descrição de cargos da empresa

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Compreenda como fazer a análise e descrição de cargos da empresa

mulher no notebook

A análise e descrição de cargos são etapas importantes para os recursos humanos de qualquer organização. Elas auxiliam no recrutamento e seleção de candidatos, no melhor entendimento sobre as funções exercidas e também promovem a compreensão da estrutura da empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira os principais insights.

Entenda o que é a análise e descrição de cargos

De acordo com o portal Administradores, a descrição de cargos tem como objetivo enumerar o conjunto de tarefas, atribuições e funções realizadas pelo colaborador em determinado cargo. Ou seja, em resumo, a descrição de cargos deve representar por escrito o que é (ou o que será) realizado no dia a dia do funcionário.

Enquanto isso, o portal também explica que a análise de cargos estuda e determina os requisitos qualitativos para desempenhar a função, ou seja, as responsabilidades envolvidas, o grau de instrução, a capacidade de desenvolvimento.

Podemos definir quatros requisitos pelos quais a análise de cargos se concentra: mentais, físicos, de responsabilidade e condições de trabalho.

Como fazer a análise e descrição de cargos?

Uma descrição de cargos nada mais é do que a formalização, em documento escrito, das atribuições, responsabilidades e especificações dos requisitos de um cargo na organização.

Para descrever um cargo, devemos descrever o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas pelo(s) colaborador(es) e as principais responsabilidades do cargo, em relação às tarefas e deveres.

Podemos utilizar como exemplo a seguinte descrição:

Assistente de Marketing: organiza dados de ações de Marketing e de pesquisa de mercado; identifica métricas de análise; gera relatórios; analisa resultados das campanhas de Marketing; organiza eventos. Necessário ter 2 anos de experiência na área e estar cursando ou ser formado em Marketing ou áreas afins (Publicidade e Propaganda e Relações Públicas).

Como contratar colaboradores de forma assertiva? Não existe uma única resposta para a questão, no entanto, uma descrição de cargo clara, objetiva e concisa pode auxiliar no processo. O formato mais comum  de descrição de cargo inclui o título da vaga, a missão, as atividades que deverão ser prestadas pelo colaborador, a formação e a experiência exigida.

Já a análise de cargos deve ser executada pelo profissional de Recursos Humanos com o objetivo de realizar uma investigação sobre o cargo em aberto. O processo deve explorar fatores diversos, como os requisitos mentais e físicos necessários para a vaga, principais responsabilidades que deverão ser desenvolvidas e condições de trabalho para efetuar a realização das tarefas exigidas pela função.

A análise de cargos ocupa um papel relevante dentro das organizações. Através dela, se torna possível a conquista de objetivos como:

  • Norteamento para as ações do gestor;
  • Contratação estratégica, de forma que seja escolhido um colaborador com habilidades e atribuições capazes de manter a boa performance do grupo;
  • Alcance dos resultados esperados e, consequentemente, o crescimento da organização.

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