Conflito interpessoal em equipes de trabalho: como gerenciar?

Conflito interpessoal em equipes de trabalho: como gerenciar?

equipe unida
Ambiente de trabalho e seu reflexo na produtividade de colaboradores
30 de outubro de 2018
homens planejando relatório
Como fazer um planejamento estratégico, tático e operacional para seu negócio?
13 de novembro de 2018

Conflito interpessoal em equipes de trabalho: como gerenciar?

homens de costas um para o outro

Uma empresa  possui inúmeros desafios diários, que se espalham por diferentes áreas e setores. No entanto, entre todos os problemas que podem existir, o conflito interpessoal em equipes de trabalho merece destaque.

Quando não resolvidos de forma eficaz e rápida, conflitos internos podem prejudicar a imagem e a reputação de uma organização.

Pensando nisso, criamos um artigo que oferece dicas para gerenciar o conflito interpessoal em equipes de trabalho.

Continue a leitura e confira todas elas!

Conflito interpessoal em equipes de trabalho afeta o clima organizacional

Sabe aquela briga entre os dois funcionários que trabalham em seu setor? Não, ela não deve ser resolvida sozinha. É comum que conflitos interpessoais em equipes de trabalho sejam deixadas de lado em grande parte dos casos. No entanto, essa nunca será a melhor opção.

De acordo com artigo publicado pela revista Forbes, quase um terço dos executivos e funcionários discutem com um colega de trabalho pelo menos uma vez por mês nos Estados Unidos. A guerra de trabalho, mesmo sob a forma de resistência passiva, desperdiça energia, reduz o moral e reduz a produtividade.

Você pode ter um alto desempenho individualmente, mas relacionamentos adversários com seus colegas de trabalho podem causar perda de confiança na cadeia de gerenciamento. E, claro, prejudicar seus produtos, serviços ou relacionamentos com clientes.

Dessa forma, podemos perceber que o conflito interpessoal não atinge somente duas ou três pessoas. Na verdade, brigas entre pessoas da equipe podem ser tão prejudiciais que acarretam em danos a todo o corpo de trabalho, impactando também no atendimento aos clientes.

Dicas para gerenciar o conflito interpessoal em equipes de trabalho

Considerando todos os danos ocasionados pelo conflito interpessoal em equipes de trabalho, surge a dúvida: afinal, como lidar com uma briga entre funcionários?

Não há uma resposta mágica para a resolução do quadro. No entanto, algumas dicas podem auxiliar no gerenciamento de casos do gênero.

Primeiramente, escute seus colaboradores. Converse com ambos os lados e entenda o que está acontecendo. Nesta etapa não emita opiniões, apenas escute as respostas e entenda os pontos importantes da conversa.

Depois disso, ofereça soluções imparciais. Para promover a resolução de conflitos entre os seus colaboradores, é também importante que seja alcançada uma solução, de modo que todos possam conviver em harmonia no ambiente de trabalho.

Proponha aos colaboradores envolvidos soluções para o problema. Caso concorde, terá uma solução. Se não concordarem, peça que cada um dos colaboradores envolvidos no conflito explique suas necessidades.

Então, gostou do artigo? Comente e compartilhe no LinkedIn e demais redes sociais!