Employee Experience: Saiba Como Implementar nas Empresas

Employee experience: saiba como implementar nas empresas

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Employee experience: saiba como implementar nas empresas

Retenção de talentos é um dos grandes desafios enfrentados por empresas de todos os segmentos. Para reduzir o turnover, cada vez mais os negócios estão investindo em employee experience.

A satisfação dos colaboradores é uma preocupação constante entre os líderes, especialmente em épocas de quiet quitting, em que diversas pessoas não fazem mais que o mínimo para manter o seu trabalho.

Segundo a Harvard Business Review, colaboradores felizes são 31% mais produtivos e 3 vezes mais criativos, e vendem 37% a mais do que os outros.

Apesar disso, uma pesquisa da consultoria McKinsey & Company mostra que 27% dos brasileiros não estão satisfeitos com o seu trabalho e consideram pedir demissão nos próximos três a seis meses.

Isso mostra que implementar employee experience é mais que necessário para os negócios que desejam ter sucesso e querem fidelizar os seus colaboradores. 

Continue a leitura abaixo para saber mais sobre esse tema!

O que é o employee experience e qual a sua importância?

O employee experience ou, em tradução literal, experiência do colaborador, é um conceito que visa aumentar o engajamento da equipe com a empresa para promover o seu bem-estar e, consequentemente, fidelizá-la.

Para isso, é preciso pensar em formas de tornar a jornada da sua equipe mais leve, o que pode ser feita de diversas formas, como por meio de:

  • Cultura empresarial forte;
  • Benefícios financeiros exclusivos;
  • Boa remuneração;
  • Valorização emocional;
  • Escritório com atrativos;
  • Flexibilidade no horário de trabalho.

O importante aqui é você entender o que os seus colaboradores mais valorizam e oferecer isso para eles. Lembre-se de também considerar os processos internos para evitar futuros problemas.

Se sua empresa atende presencialmente, não cabe oferecer trabalho remoto para quem trabalha com atendimento, por exemplo.

Quais são os benefícios?

O employee experience oferece diversos benefícios tanto para as empresas quanto para os colaboradores.

No primeiro caso, pode-se notar:

  • A redução do turnover;
  • Maior fidelização dos colaboradores;
  • Um fortalecimento maior da marca;
  • Melhoria das relações entre os colaboradores;
  • A redução dos custos com contratação e recursos humanos.

Já para a equipe, os principais benefícios envolvem a melhora das condições de trabalho, o sentimento de valorização, ampliação do engajamento, aumento da produtividade e redução de erros.

Saiba como iniciar a implementação do employee experience

Para fazer a implementação do employee experience, você precisa mapear quais são as ações que os seus colaboradores mais desejam e quais realmente são viáveis para a sua empresa.

Uma boa forma de fazer isso é por meio de uma reunião ou, se sua empresa for grande, de uma pesquisa virtual.

Você também pode se inspirar em outras empresas ou tendências para identificar quais são as ações mais interessantes para todos os envolvidos.

Nessa hora, é preciso ter cuidado para não oferecer algo aos colaboradores para depois de algumas semanas cortar esse benefício. Isso apenas irá deixá-los mais desmotivados.

Deste modo, para evitar que isso aconteça, pense em todas as questões que envolvem a decisão, sem esquecer o impacto financeiro, é claro.

No entanto, caso você não tenha muito orçamento disponível para investir, é possível inserir algumas práticas que não custam nada (ou quase nada), como:

  • Valorizar os colaboradores;
  • Passar feedback positivo constantemente;
  • Orientar os líderes para serem empáticos e pacientes;
  • Oferecer flexibilidade, no caso de funções que não exigem presença.

O importante é você implementar ações e boas práticas para manter sua equipe motivada, trazendo, consequentemente, bons resultados para sua empresa. 

Gostou desse conteúdo? Então, continue lendo no blog e confira: A importância da motivação profissional em tempos de crise.

Para saber mais informações sobre a implementação do employee experience e outros temas relacionados à área de RH, entre em contato com o consultor e especialista no segmento, Alfredo Bottone!

Alfredo Bottone é Matemático, Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa e em Curso de Formação de Conselheiros, Consultor de RH Estratégico, Ética Empresarial, Relações Trabalhistas e em Desenvolvimento de Lideranças e de Profissionais de RH. É Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa. É membro da Board Academy no Brasil e associado do SHRM (Society for Human Resources Management) nos Estados Unidos.