5 dicas de endomarketing para engajar as empresas

Dicas e ações de endomarketing para promover o engajamento nas empresas

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Dicas e ações de endomarketing para promover o engajamento nas empresas

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Se você está em busca de uma equipe de alta performance, as ações de endomarketing precisam estar presentes na rotina da empresa.

Esse conceito também é chamado de marketing interno e consiste em um conjunto de estratégias que busca fidelizar os colaboradores, criando uma experiência mais positiva no ambiente de trabalho.

Dessa forma, a partir de uma gestão humanizada e de algumas práticas simples, mas muito impactantes, é possível desenvolver um clima organizacional mais produtivo e elevar os resultados do seu time.

Para entender melhor como essa estratégia pode impactar a sua empresa, conheça algumas ações de endomarketing!

5 ações de endomarketing que toda empresa deve implementar

Se você quer que o seu público-alvo acredite no potencial do seu negócio, o primeiro passo é fazer com que as pessoas que o constroem diariamente também acreditem.

Por isso, as ações de endomarketing são fundamentais para melhorar a experiência dos colaboradores e fazer com que estejam mais engajados no crescimento da organização, atuando de forma mais eficiente e motivada.

Confira algumas estratégias que vão ajudar a colocar esse princípio em ação:

Programa de reconhecimento dos colaboradores

Em primeiro lugar, para desenvolver uma equipe de alta performance e engajar os colaboradores, é preciso valorizar todas as conquistas que eles trazem para a empresa.

Assim, o programa de reconhecimento é uma medida aplicada para fazer com que o seu time perceba que o trabalho realizado por ele é reconhecido e apreciado.

Prêmios, folgas, certificados ou até mesmo alguns elogios podem se tornar parte da rotina, fazendo com que os colaboradores se sintam mais valorizados pela própria organização.

Melhoria da comunicação interna

Um dos pilares das ações de endomarketing é a comunicação interna, que precisa ser constantemente estimulada e aprimorada.

Isso pode ser feito por meio de reuniões regulares, nas quais a equipe deve ser informada sobre o andamento das atividades da empresa e seus resultados, ou mesmo na rotina de feedbacks.

Uma avaliação de desempenho, por exemplo, pode ser um bom primeiro passo para apontar os pontos fortes dos colaboradores e guiá-los na melhoria de outros aspectos, além de ser também um momento importante para ouvir a sua percepção a respeito do ambiente de trabalho.

Promova eventos de integração

O marketing interno da organização também depende da integração do seu time. Uma relação saudável e mais próxima pode ser uma boa forma de criar um clima organizacional mais agradável.

Assim, vale a pena investir em momentos como coffee breaks, happy hours e até mesmo confraternizações fora do ambiente da empresa.

Invista em treinamentos e desenvolvimento

Investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores é outra estratégia bastante importante para demonstrar que eles são valorizados no seu ambiente de trabalho.

Workshops, oficinas, palestras e treinamentos corporativos são momentos que podem trazer muito conhecimento para a equipe, melhorando os resultados entregues por ela.

Avalie o clima organizacional de forma contínua

Se a ideia é manter sua equipe engajada e motivada, é importante acompanhar esse processo e verificar se as suas estratégias têm tido o efeito esperado.

Uma pesquisa simples de clima organizacional pode ser a solução. Basta fazer um formulário que os colaboradores possam responder de forma anônima e fazer perguntas que ajudem a entender como eles têm se sentido ao atuar na organização.

Agora que você já sabe quais ações de endomarketing aplicar para engajar o seu time, continue por aqui e conheça os benefícios da dinâmica de grupo para processo seletivo!

Alfredo Bottone é Matemático, Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa e do Curso de Formação de Conselheiros Consultivos, Consultor de RH Estratégico, Ética Empresarial, Relações Trabalhistas e em Desenvolvimento de Lideranças e de Profissionais de RH. É Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor de livros, entre eles  “Insights de um RH Estratégico” e “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de vários artigos.  É membro da Board Academy no Brasil e associado do SHRM (Society for Human Resources Management) nos Estados Unidos.