A produtividade é algo muito almejado no ambiente de trabalho. O sonho de todo gestor é ter uma equipe de alta performance e produtiva.
Para os trabalhadores, alcançar a melhor produtividade significa não apenas produzir mais, mas produzir com maior qualidade, usando o tempo a seu favor.
E, como não podemos esticar o dia para que tenha mais do que 24 horas, precisamos encontrar outras maneiras estratégicas para sermos mais produtivos.
Siga a leitura e vamos conhecer os fatores que atrapalham e os que contribuem para produtividade no ambiente de trabalho.
Alguns fatores podem até parecer inofensivos, mas são eles que acabam minando a produtividade.
Confira 3 fatores que podem comprometer a produtividade:
1- Ser multitarefas: por muito tempo acreditou-se que ser produtivo era ser um profissional multitarefas. No entanto, hoje se sabe que, pelo menos a maioria das pessoas, não se sai muito bem dessa forma. Ou seja, elas almejam fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas acabam não concluindo nenhuma das tarefas. É o profissional que ”sabe quase nada de quase tudo”. O excesso de multitarefas pode levar o empregado ter uma visão superficial de suas atribuições, o que reduz, sensivelmente, a capacidade de produzir bem (quantidade e qualidade dentro de um prazo que seja referência para trabalhos similares).
2- Redes sociais: uma pesquisa do Instituto de Tecnologia Política de Washington mostrou que, a cada hora de navegação nas redes sociais, 16 minutos de trabalho são desperdiçados. Por isso, mesmo que você utilize as redes sociais para trabalhar, faça o que deve ser feito, visando seu trabalho, e depois desconecte-se. Se as empresas tiverem nos seus regulamentos ou Código de Ética que o uso dos recursos de informática poderão ser objeto de monitoramento, é legal que a companhia assim aja, não se constituindo essa prática como uma violação da privacidade do empregado. O recurso da empresa disponibilizado para o empregado deve ser utilizado para fins profissionais, exceto se a empresa tolerar a utilização para fins particulares.
3- Abas do navegador: sabe aquele monte de abas que ficam abertas no seu navegador de internet enquanto você trabalha? Feche-as. Abra somente o que é necessário para o trabalho que está realizando naquele momento e não tenha distrações.
Para aumentar a produtividade da sua equipe, você precisará oferecer muito mais do que boas ferramentas de trabalho.
Confira alguns dos fatores que contribuem para a produtividade:
1- Gestão do tempo: saber gerir o tempo adequadamente é a chave para a produtividade. O tempo é a matéria mais escassa que se tem, pois não há como voltar no tempo. Tempo perdido é fator adverso à produtividade. Por isso, o planejamento das tarefas deve ser feito com análise criteriosa. Há no mercado, inclusive, ferramentas de boa qualidade para a otimização do tempo. Isso não significa, necessariamente, que aquelas empresas que adotam horário flexível de trabalho sejam menos produtivas. O horário flexível deve ser regulamentado de acordo com a natureza das atividades.
2- Otimizar os recursos tecnológicos: aplicativos, recursos de automação, computação na nuvem, sistemas de comunicação online, entre outros, são recursos que podem ser usados em prol da produtividade no ambiente de trabalho. Muitas vezes, a empresa tem excelentes recursos, mas estes são subutilizados por falta de conhecimento e treinamento dos profissionais. Por isso, nem sempre as empresas com melhores recursos tecnológicos superam a eficiência de empresas menos aparelhadas. A produtividade está relacionada, neste caso, na capacidade de tirar o máximo dos recursos disponíveis.
3- Qualidade do ambiente de trabalho: O ambiente de trabalho deve ser um local muito agradável, deve ser arrumado, limpo e com boa logística, porém a forma como as pessoas se organizam, se relacionam e são dirigidas para o alcance dos objetivos também importa. Muitos gestores dizem, com razão, que o trabalho deve propiciar felicidade, outros que devemos fazer o trabalho com felicidade. A descontração, sem perder a concentração e o foco, é favorável à criatividade para soluções de problemas e desenvolvimento de produtos inovadores. Quando falamos nas melhores empresas para se trabalhar, não é a carteira de benefícios que faz a diferença. Ela é importante, mas não a principal motivação para o empregado.
4- Organização e clareza: os empregados precisam saber exatamente quais são suas tarefas e o que se espera deles. O gestor deve auxiliar nessa organização, para que as tarefas do dia a dia fluam com mais facilidade. O empregado precisa receber feedback, tanto do que faz muito bem, como do que deve melhorar. Por isso, a avaliação de performance é um instrumento impulsionador da melhoria do desempenho dos profissionais e das equipes, devendo propiciar um diálogo franco e positivo para esse fim. É preciso medir resultados, quer em relação às metas setoriais, quer em relação aos objetivos individuais.
5. Outros fatores também relevantes para um elevado grau de produtividade: qualidade da mão de obra (contratação certa, treinamento e desenvolvimento); retenção de talentos; baixo turnover; melhoria contínua dos processos/inovação; integração de novos colaboradores com programa aderente à filosofia da empresa e adaptação do empregado para começar fazendo certo; política de consequência (empregados que se destacam devem ser reconhecidos e os que atrapalham o desempenho da empresa, se não se enquadrarem não devem permanecer na empresa; programa de meritocracia; investimento no desenvolvimento dos gestores de pessoas.
Então, com a implementação dessas medidas, muitas delas simples, você certamente conquistará uma equipe altamente produtiva! Os fatores que contribuem para produtividade no ambiente de trabalho tornarão a sua empresa amigável e de alta performance perante os concorrentes.