Vantagens e como implementar a gamificação nas empresas

Quais as vantagens e como implementar a gamificação nas empresas?

conselho consultivo
A relevância do Conselho Consultivo
27 de fevereiro de 2024
inteligência artificial
A Inteligência Artificial e o Mundo do Trabalho
6 de março de 2024

Quais as vantagens e como implementar a gamificação nas empresas?

gamificação-nas-empresas

Quando o assunto é engajar as equipes e melhorar os resultados, implementar a gamificação nas empresas pode ser um bom caminho.

O conceito chama atenção por vir do termo “game”, ou seja, “jogo”, em inglês, algo que parece estar bem distante da seriedade e do profissionalismo que caracterizam o mundo empresarial.

Ainda assim, essa estratégia chegou com tudo no ramo corporativo, ajudando a criar experiências mais positivas para os colaboradores e efeitos muito vantajosos para as próprias organizações.

Por isso, vale a pena conhecer os benefícios de unir diversão e trabalho, com a ajuda desse método que se tornou parte da gestão de pessoas de muitos empreendimentos.

Para ficar por dentro dessa tendência, conheça mais a fundo o conceito de gamificação nas empresas e todas as vantagens que ele pode trazer consigo!

O que, exatamente, é gamificação nas empresas?

Como mencionamos, esse termo vem da palavra “game” e se refere justamente à incorporação de princípios dos jogos às práticas corporativas.

Ainda que essa ideia pareça muito distante, basta pensar em eventos como as gincanas escolares para perceber que já faz algum tempo que os jogos são utilizados para engajar as pessoas em um objetivo comum.

Nesse caso, estamos falando de objetivos que são comuns aos colaboradores e à própria empresa, como a realização de um projeto, o aumento das vendas, o desenvolvimento de determinadas competências, entre outras possibilidades.

A ideia é criar uma experiência imersiva, na qual a busca por uma conquista profissional se torne também uma jornada de diversão e crescimento, incentivando os colaboradores a darem o melhor de si para irem bem nesse “jogo”. 

Quais são os benefícios dessa estratégia?

Adotar a gamificação nas empresas traz uma série de vantagens, que beneficiam tanto o colaborador quanto a própria organização.

Desenvolver essa experiência é uma oportunidade de tornar a rotina de trabalho mais motivadora, estimulando seu time a manter-se engajado nos objetivos e operações da empresa.

Com essa estratégia, fica mais fácil desenvolver uma equipe de alta performance, com uma produtividade muito maior, que é alcançada a partir de um caminho mais prazeroso e estimulante.

Assim, as tarefas cotidianas deixam de ser um “tenho que fazer isso” para se tornarem um “quero fazer isso”, o que influencia diretamente o clima organizacional, a fidelização dos colaboradores e a sua produtividade.

Além disso, a partir dessa mudança, a própria equipe passa a buscar seu crescimento profissional, investindo em uma evolução que permita avançar na experiência proposta pela empresa.

Como implementar a gamificação nas empresas? 

Em primeiro lugar, é importante lembrar que qualquer jogo precisa ter um objetivo final. Ao começar uma partida de xadrez, por exemplo, você sabe que precisa chegar até o rei do adversário e é isso que guia todas as suas ações.

Por isso, é importante observar a equipe e avaliar onde ela precisa chegar a partir dessa experiência. Esse ponto de chegada pode incluir metas individuais de produtividade, o desenvolvimento de habilidades ou até mesmo a realização de um projeto.

Depois, será preciso definir as regras desse jogo, ou seja, o que será feito para chegar até esse objetivo.

Além disso, todo jogo possui um sistema de pontuação. Por isso, ao aplicar a gamificação nas empresas, é preciso desenvolver alguma maneira de contabilizar as conquistas e os avanços de cada colaborador.

Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de plataformas online que criam uma experiência ainda mais imersiva, permitindo que a sua equipe acompanhe o avanço ao longo da experiência.

As avaliações de desempenho e os feedbacks também são muito importantes ao longo desse processo.

Por fim, lembre-se de garantir algum tipo de recompensa. Ela pode ser algo simples, mas que ajude a demarcar a importância das conquistas de cada colaborador ao alcançar o seu objetivo final.

Agora que você já sabe como funciona a gamificação nas empresas, continue aqui e saiba mais sobre como melhorar a produtividade no nosso post com 6 atitudes para lidar com fofoca no trabalho!

Alfredo Bottone é Matemático, Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa e do Curso de Formação de Conselheiros Consultivos, Consultor de RH Estratégico, Ética Empresarial, Relações Trabalhistas e em Desenvolvimento de Lideranças e de Profissionais de RH. É Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor de livros, entre eles  “Insights de um RH Estratégico” e “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de vários artigos.  É membro da Board Academy no Brasil e associado do SHRM (Society for Human Resources Management) nos Estados Unidos.