O isolamento social e o home office estão deixando saudades dos colegas e dos momentos de descontração com sua equipe? Que tal organizar um happy hour virtual?
Neste momento de pandemia, promover um encontro por videochamada pode ser a solução para a equipe colocar o papo em dia e fugir um pouco da rotina imposta pelo novo coronavírus (Covid-19).
Ficou interessado e quer saber mais?
Continue a leitura do post e confira!
Produtividade, otimização do tempo e cumprimento das demandas profissionais são qualidades fundamentais que os trabalhadores que atuam em home office devem possuir.
Além disso, o trabalho remoto também exige uma série de obrigações por parte dos empregadores, como pagamento dos benefícios empresariais previstos em Acordo Coletivo (ou Convenção Coletiva de Trabalho) ou em regulamento interno.
Com relação ao Vale Refeição há divergências de entendimento, pois se o benefício se destina a subsidiar a refeição do empregado quando o mesmo trabalha fora de casa, no home office esse benefício deixaria de ter razão de existir.
Diferente é o caso do Vale Alimentação que visa dar ao empregado um benefício para compra de alimentos para ele e família, independentemente de onde ele trabalha.
Contudo, como se diz no direito, “quem pode o mais, pode o menos”, ou seja, a empresa pode manter o Vale Refeição. Se pretender retirar esse benefício para aqueles que trabalham no regime home office, o melhor é buscar um entendimento com o sindicato, para que não paire dúvida para as partes e isso não gere demanda trabalhista no futuro.
Além disso, é possível transacionar esse benefício por outro que seja específico para quem trabalhe home office, o que seria recomendável.
Porém, existem outros assuntos bastante importantes que precisam ser analisados com atenção pela área de Recursos Humanos das empresas neste período de isolamento social: a interação entre as equipes e a saúde mental dos funcionários!
Sendo assim, é ideal promover pelo menos uma vez por mês um happy hour virtual, para que, mesmo à distância, a equipe desfrute de um momento descontraído e consiga trocar ideias, estimular a criatividade e manter um bom clima organizacional. Há empresas nos Estados Unidos e alguns outros lugares que o happy hour ocorre na última hora de trabalho da sexta-feira. O importante é que se crie esse espaço na agenda do trabalho virtual.
Esse tipo de confraternização reflete diretamente no desempenho e na motivação dos funcionários de uma empresa, bem como estimula a interação entre equipe e evita doenças como depressão no ambiente de trabalho.
Sendo assim, é papel do RH planejar esses encontros e incentivar a participação de toda a equipe!
Lembre-se que além do domínio sobre as tecnologias, é preciso ter resiliência e empatia com sua equipe para conseguir passar por este momento desafiador com mais facilidade!
Alcançar metas e ser produtivo é importante, mas cuidar da saúde mental e preservar as relações afetivas de trabalho são atitudes fundamentais para o sucesso de um home office!
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial! Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). Leia mais artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área!