O que é avaliação por competências e como aplicá-la na empresa

O que é avaliação por competências e como aplicá-la na empresa

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O que é avaliação por competências e como aplicá-la na empresa

grupo de pessoas de mãos dados

Você sabe o que é avaliação por competências? Trata-se de uma ferramenta muito importante dentro das organizações, já que permite a análise do desempenho dos colaboradores em função de suas atividades, resultados e potencial de crescimento.

Dessa forma, a avaliação por competências não contribui somente para o desenvolvimento do profissional em questão, mas também à empresa como um todo.

O artigo de hoje explica em detalhes a ferramenta e dá dicas para a sua implementação em empresas.

Siga a leitura e confira!

O que é avaliação por competências?

O sucesso de uma organização relaciona-se diretamente às capacidades e habilidades da equipe que compõe a sua estrutura. Afinal de contas, quando uma equipe produz um bom trabalho, consequentemente a empresa obtém bons resultados.

No entanto, sabemos que a atração de colaboradores competentes, habilidosos e com formação suficiente é um grande desafio. Além disso, o trabalho não se interrompe na fase inicial. Depois da conquista de uma equipe de excelência, é preciso utilizar diferentes ferramentas para a análise do desempenho dos colaboradores, resultados e potencial de crescimento.

De acordo com o dicionário, a palavra competência apresenta o seguinte significado: “soma de conhecimentos ou de habilidades”. Já o termo avaliação por competências é compreendido por Chiavenato (1999) como “apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento”.

Sendo assim, a avaliação por competências pode ser compreendida como uma ferramenta que existe para mapear as competências dos profissionais de uma organização e identificar habilidades necessárias para execução de uma tarefa.

Além disso, a avaliação por competências oferece os dados necessários para a identificação das lacunas de treinamento e desenvolvimento necessárias para o funcionário.

Como aplicar a avaliação por competências na empresa

Como vimos, é através da avaliação por competência que temos a oportunidade de incentivar os colaboradores a se tornarem melhores profissionais, mostrando a eles a relevância da evolução contínua.

No entanto, como aplicar na prática a avaliação de competências dentro de uma organização? Quais os primeiros passos? Por onde começar? O que deve ser avaliado?

É fundamental compreender que uma boa ferramenta de avaliação por competências deve fornecer aos colaboradores informações que permitam a melhora de seu desempenho, sem prejudicar a independência e motivação dos mesmos.

Segundo a Endeavor, alguns passos são necessários para aplicar a avaliação por competências em uma empresa são:

  • Identificar as competências de que sua empresa precisa;
  • Identificar os níveis ou indicadores em que elas poderão ser subdivididas;
  • Separar a empresa em papéis e perfis-chave, identificando sempre as competências     que os cargos e funções exigem, bem como os níveis mínimos necessários para cada uma delas.
  •  Ao realizar uma seleção, relacionar as competências que os candidatos têm com aquelas que são necessárias para a vaga em questão;
  • Periodicamente, avaliar e identificar as competências que seus colaboradores possuem. Sempre há a possibilidade de realocar um funcionário cuja competência seja mais adequada à uma função que ele ainda não exerce.

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