Você já deve saber o que é o RH, mas, para entender de verdade o seu papel em uma empresa, também é preciso compreender o que é departamento pessoal.
Esses setores estão bastante relacionados e suas atividades costumam se complementar no dia a dia de uma organização, mas existem algumas particularidades que fazem com que eles sejam diferentes.
Compreender o que caracteriza cada um deles é o primeiro passo para separá-los e otimizar as operações de cada um desses setores na empresa.
Para entender o que é departamento pessoal e de que maneira ele está ligado ao RH, continue a leitura!
Para entender o que é departamento pessoal, é preciso saber também o que é o RH.
O setor de Recursos Humanos está associado à gestão e potencialização do capital humano de uma empresa, o que pode ser feito a partir do oferecimento de treinamentos para colaboradores e da melhoria dos processos de seleção e recrutamento, da avaliação de performance, da política de remuneração, do plano de sucessão das lideranças, etc.
O departamento pessoal, por outro lado, tem tarefas bem definidas e que consistem em procedimentos burocráticos necessários para o bom funcionamento de uma corporação, principalmente no que se refere ao cumprimento das leis trabalhistas.
Alguns dos elementos aos quais ele precisa estar atento são a contratação de novos colaboradores, pagamento de salários, transporte, férias, licença médica ou maternidade, 13º salário, organização de horários e rescisão contratual dos profissionais.
Agora que você já sabe o que é departamento pessoal, fica muito mais fácil compreender por que diversas empresas optam por separá-lo do RH.
Ao destinar tarefas burocráticas ao departamento pessoal, o RH é responsável por lidar com os demais processos que envolvem o capital humano.
Seja na elaboração de políticas mais efetivas dentro da empresa, oferecimento de treinamentos para os colaboradores ou na implantação de procedimentos mais atualizados, como a admissão digital, o setor de Recursos Humanos passa a dedicar mais atenção às suas ações estratégicas.
Além disso, as atividades burocráticas executadas pelo departamento pessoal são fundamentais para que um empreendimento não sofra com conflitos trabalhistas e outros problemas legais.
Nesse sentido, ter equipes focadas em cada um desses aspectos garante mais qualidade no cumprimento de suas funções.
Mas como fazer essa separação entre departamento pessoal e RH?
Se você quer incluir essa divisão no seu planejamento de RH de 2023, o primeiro passo é elencar as atividades e objetivos que nortearão as operações de cada uma dessas equipes.
Automatizar processos também pode ser uma maneira interessante de otimizar sua atuação e garantir que os membros desses setores sejam capazes de lidar com todas as demandas de seu departamento.
Além disso, subdivisões também podem ser bem-vindas, para que funcionários específicos sejam responsáveis por determinadas tarefas, garantindo um melhor direcionamento.
Quer saber mais sobre esse assunto e sobre como melhorar a atuação do seu RH? Entre em contato com Alfredo Bottone.
Alfredo Bottone é Matemático, Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa e em Curso de Formação de Conselheiros, Consultor de RH Estratégico, Ética Empresarial, Relações Trabalhistas e em Desenvolvimento de Lideranças e de Profissionais de RH. É Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa. É membro da Board Academy no Brasil e associado do SHRM (Society for Human Resources Management) nos Estados Unidos.