O que é estratégia empresarial? 5 dicas para driblar crises

O que é estratégia empresarial? 5 dicas para driblar crises

equipe-trabalhando-motivacao-profissional
A importância da motivação profissional em tempos de crise
16 de dezembro de 2020
dois-colegas-de-trabalho-conversando-como-implementar-salario-emocional
Como implementar salário emocional nas empresas? Veja 3 dicas
11 de janeiro de 2021

O que é estratégia empresarial? 5 dicas para driblar crises

dois-administradores-conversando-o-que-e-estrategia-empresarial

O conceito sobre o que é estratégia empresarial está relacionado aos objetivos que uma empresa deseja alcançar.

Sendo assim, a administração de uma empresa deve definir de forma estratégica qual será a sua rota e os recursos organizacionais necessários para obter sucesso – os quais podem ser recursos físicos ou materiais, financeiros, humanos, mercadológicos ou administrativos.

Em tempos de tantas mudanças nos aspectos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos, como este que estamos vivendo, a definição e atualização da estratégia empresarial de um negócio pode ser a solução para driblar a crise.

Nesse sentido, saber elaborar e aplicar um planejamento estratégico empresarial são habilidades fundamentais que os gestores de diferentes segmentos precisam dominar atualmente.

Continue a leitura e confira 5 dicas sobre estratégia empresarial que podem ajudar empresas a driblar a crise em tempos de Covid-19:

O que é estratégia empresarial? Veja 5 dicas para driblar a crise nas empresas durante a pandemia 

Dica 1

Durante a pandemia do coronavírus muitas empresas tiveram quedas em seus faturamentos e sofreram dificuldades com suas despesas, nesse sentido, uma valiosa dica é recorrer às fontes de financiamento disponíveis pelo Governo, bem como rever processos e implantar o Orçamento à Base Zero (OBZ).

Dica 2

Alguns serviços e produtos deixaram de ser essenciais por conta do avanço dos níveis de contágio da Covid-19. O setor de festas, eventos e lazer, por exemplo, foi o que mais sofreu impactos negativos. A solução para esse caso é ajustar as estratégias de negócio da empresa e reinventar os processos, produtos e serviços oferecidos ao seu público-alvo.

Dica 3

Levantar dívidas e propor negociações aos clientes e fornecedores pode ser uma boa estratégia, visto que neste momento todos estão passando por situações financeiras delicadas. Sendo assim, oferecer descontos e flexibilizar pagamentos também pode ser uma boa ideia a ser aplicada em um negócio em tempos de crise, a qual pode ser encarada como um diferencial competitivo.

Dica 4

Valorizar e incentivar o trabalho remoto, quando possível, com a intenção de preservar a saúde dos colaboradores e também oferecer mais autonomia no trabalho às equipes é outra dica assertiva que pode conferir evolução tecnológica aos processos e também economia para empresas e colaboradores.

Dica 5

Disseminar o conhecimento e boas práticas de higiene e saúde também é uma boa estratégia empresarial, pois transmite uma boa reputação ao negócio e protege a saúde física da equipe, garantindo profissionais saudáveis e motivados no alcance dos objetivos da empresa.

Acesse o link a seguir para entender a importância da motivação profissional em tempos de crise.

Conforme já citamos no artigo “A importância da estratégia empresarial”, publicado em nosso blog, estratégia empresarial  “é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequência de ações de uma organização em um todo coerente”, segundo James Brian Quinn. 

J. David Hunger e Thomas L. Wheelen explica também que “a estratégia de uma corporação é o plano-mestre abrangente que estabelece como a organização alcançará a sua missão e os seus objetivos.” J. David Hunger e Thomas L. Wheelen.

Agora que você já entendeu o que é estratégia empresarial e conheceu algumas dicas sobre como implementá-la em uma empresa em períodos de crise e pandemia, que tal aplicar esse conhecimento na empresa onde você atua?

Aproveite para conferir outros conteúdos sobre Consultoria de Recursos Humanos em nosso blog e fique por dentro das novidades da área.

Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial! Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos).