O que é networking e por que é importante para os negócios?

O que é networking e por que é importante para os negócios?

Funcionários trabalhando em suas mesas antes de tirar férias antecipadas
É possível tirar férias antecipadas? Saiba o que diz a Lei
2 de setembro de 2021
Gestor agredindo verbalmente um funcionário, criando um ambiente de trabalho tóxico
Como identificar um ambiente de trabalho tóxico?
17 de setembro de 2021

O que é networking e por que é importante para os negócios?

Grupo de rapazes fazendo networking com outras equipes do trabalho

Você que se encontra atualmente no mundo dos negócios, sabe o que é networking? Este é um conceito muito mencionado nos dias atuais, porém nem todos sabem, de fato, sobre o que se trata. 

Apesar de não haver uma tradução específica para o termo, a palavra tem origem no termo inglês net, que significa rede, e working, que significa trabalhando. Ou seja, networking se refere à criação e ao desenvolvimento de uma rede. Mais especificamente, diz respeito a uma rede de contatos que possibilita inúmeros benefícios para empresas e profissionais, melhorando ainda mais as suas atividades.

Quer saber mais sobre o que é networking, qual sua importância para o mundo corporativo e como criar, aumentar e manter sua rede de contatos? Então continue a leitura deste artigo até o final e aproveite para obter diversas informações em relação ao assunto.

O que é o networking e qual sua importância no mundo corporativo atual?

Também chamado de rede de contatos, o networking nada mais é do que um meio de se estreitar laços profissionais nos mais diversificados ambientes, aproveitando esses laços para se atingir algum objetivo.

Por meio desse conceito é possível:

  • Fortalecer vínculos de amizade;
  • Firmar negócios comerciais;
  • Aproveitar as grandes oportunidades presentes no mercado atual.

No entanto, por mais que muitos acreditem que o networking se trata de algo feito com falsidade ou segundas intenções, manter bons relacionamentos no mundo dos negócios ou na vida pessoal é muito importante.

E o fortalecimento de novas relações acontece a todo momento, como em cursos, trabalho, em festas, nas ruas, etc. Afinal, estamos constantemente nos relacionando com pessoas diferentes do convívio habitual.

Assim, manter uma rede de contatos forte pode proporcionar uma melhora significativa em sua vida profissional e pessoal, atingindo diversos objetivos, conforme descrito na lista a seguir:

  • Carreira: o networking permite que se tenha mais oportunidades para o crescimento na carreira através do ganho de conhecimentos que garantem o alcance de metas e objetivos;
  • Negócios: para quem está buscando empreender, a rede de contatos pode possibilitar parcerias com pessoas que tenham visões diversificadas e experiência no assunto, de modo a conseguir bons resultados.
  • Vida pessoal: o networking permite nutrir a mente com conhecimentos, experiências e trocas enriquecedoras, despertando interesses e ambições, além de contribuir para o bem-estar.

Como criar, aumentar ou manter sua rede de contatos?

Em primeiro lugar é preciso ter em mente que o networking não se trata apenas de ganho, mas sim de compartilhamento de informações, experiências, ideias, conhecimentos, etc.

Desta forma, você deve procurar se relacionar com pessoas que possam acrescentar em sua vida, mas também precisa compartilhar com os outros interessados o que vem aprendendo com o passar do tempo e em seus contatos anteriores.

Assim, se você deseja criar, aumentar ou manter sua rede de contatos para ser lembrado por possíveis clientes, parceiros ou até mesmo por empresas que se interessem por seu perfil e referências, saiba que é fundamental seguir algumas dicas, como por exemplo:

  • Procure ajudar pessoas em sua lista de contatos de maneira genuína, sem esperar nada em troca, desta forma a pessoa poderá sempre se lembrar de você e comprar seus serviços em momentos futuros;
  • Procure ser visto através de posts interessantes e de um perfil atualizado nas redes sociais e mostre suas competências profissionais para que chame atenção de seus contatos de interesse;
  • Aproveite para cumprimentar conhecidos toda vez que os encontrar na rua, parando para conversar, mas sem que seja algo constrangedor;
  • Procure manter uma conversa com pessoas que tenham interesses em comum com você, como amigos, familiares, colegas de trabalho ou pessoas que tenham afinidade, para se manter atualizado e fazer parte da rede verdadeiramente;
  • Seja autêntico e sincero em suas relações interpessoais.

Caso você já tenha construído um bom networking e ainda deseja aumentar ou, simplesmente continuar nutrindo sua rede, confira algumas dicas abaixo:

  • Esteja presente e se faça ser lembrado, procure estar por dentro do que está acontecendo com os outros, e evite aparecer somente quando necessita de algo;
  • Fortaleça sua imagem participando de eventos que tenham relação com a sua rede de contatos;
  • Procure se comunicar com clareza, de modo a não deixar dúvidas para as pessoas sobre suas intenções e compartilhe o seu propósito;
  • Exponha seus objetivos com quem você possui maior afinidade;
  • Procure se informar, ler, obter novos conteúdos para se tornar uma pessoa interessante;
  • Troque ideias com outras pessoas e as chame para compartilhar sua opinião;
  • Não fale mal de outras pessoas;
  • Seja fiel e sincero com quem quer se relacionar;
  • Demonstre que você está interessado no relacionamento de forma verdadeira.

No decorrer deste post foi possível entender melhor o que é networking, qual sua importância e como criar, aumentar e manter sua rede de maneira saudável. 

Além de contribuir para o desenvolvimento pessoal, é importante lembrar que o networking também deve ser incentivado pelo empregador, uma vez que a empresa também é parte ativa e terá benefícios ao construir uma rede de contatos junto aos seus colaboradores. 

Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). Leia mais artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área.