Como administrar pessoas negativas no ambiente de trabalho? 4 insights

Como administrar pessoas negativas no ambiente de trabalho? Confira 4 insights

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Como administrar pessoas negativas no ambiente de trabalho? Confira 4 insights

homem trabalhando em seu notebook

Infelizmente, as pessoas negativas podem prejudicar o clima organizacional e comprometer a qualidade do ambiente de trabalho. 

As pessoas negativas são aquelas que estão o tempo todo proferindo críticas contra todos e contra tudo. Elas são capazes de destacar apenas os defeitos dos outros e com isso, fazem com que o ambiente fique em desarmonia.

Pessoas negativas no trabalho e seu impacto no dia a dia 

Atitudes comuns as pessoas negativas são: fofocas, comentários maldosos e lamentações. Sem falar de profissionais que estão ali torcendo pelo insucesso do seu companheiro de trabalho e isso faz com que o ambiente fique comprometido.

É fato que não dá pra ser feliz o tempo todo, porém o melhor é tentar ver em uma situação aparentemente ruim o seu lado bom, pois isso faz com que os sentimentos ruins sejam deixados pra depois.

Por isso, agora vamos listar três maneiras para que você consiga lidar com pessoas negativas no ambiente de trabalho.

Como administrar pessoas negativas no ambiente de trabalho?

1º Imparcialidade

A melhor maneira de impedir que pessoas negativas contaminem o ambiente de trabalho é sendo imparcial.

Sendo assim, evite ficar a favor das pessoas negativas quando elas estão falando mal de alguém, isso porque o que elas querem é que alguém tenha a mesma opinião que ela sobre a pessoa e isso vai fazer com que o problema fique ainda maior.

A melhor maneira é mostrar para a pessoa que você entende a insatisfação, porém é fundamental que o profissional impeça que essa conversa continue, mas busque mudar de assunto de uma maneira mais sutil.

2º Use a positividade como escudo

Quando essas pessoas negativas se aproximarem de você com o objetivo de evidenciar sua insatisfação por qualquer que seja o motivo, a função da pessoa positiva é apontar pontos bons do serviço, da vida e sempre mostrando soluções para as situações ruins que ele está apresentando.

Ao fazer isso, você vai evidenciar para essa pessoa as coisas boas e, ainda, vai evitar que uma situação ruim entre vocês se instale, acabando em uma conversa mais tensa.

3º Evite julgamentos

Procure compreender que, muitas vezes, a pessoa não fica negativa de maneira consciente. Ela pode ter esse comportamento, pois está insatisfeita com o trabalho que está desenvolvendo, com algum problema em casa ou até sofrendo com uma doença.

Então, ser mal-educado não é uma boa ideia. Essa atitude vai fazer com que você se sinta mal ou o ambiente tende a ficar ainda mais contaminado.

4º Lembre-se de deixar os problemas dos outros com eles

É fundamental que você que não é negativo fique muito atento para não pegar pra você os problemas que a pessoa negativa tem. Essa atitude fará com que você consiga se blindar e essa atitude vai fazer com que sua visão dos chefes e da empresa não seja alterada.

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E, se você atua na função de RH e precisa de auxílio para lidar com questões associadas à gestão de pessoas, entre em contato com a Equipe de Consultoria de Alfredo Bottone!