Você compreende a importância da realização de um planejamento estratégico, tático e operacional em sua organização? Independentemente do seu segmento de trabalho, a estratégia é necessária para garantir um resultado positivo, já que ela determina objetivos e oferece meios para que a empresa os alcance.
O artigo de hoje explica com maior detalhamento o que é o planejamento estratégico, tático e operacional e como você pode aplicar tais conceitos em sua organização.
Continue a leitura e confira os principais insights!
Um dos primeiros passos para a conquista de melhores resultados em uma empresa é a elaboração de um planejamento estratégico, tático e operacional.
Para isso, é importante entender as características de cada um dos processos.
O planejamento estratégico é o mais abrangente. É a partir dele que tudo se inicia e se desdobra na organização. Nele, as ações são pensadas a longo prazo, normalmente feitas para um período de 5 a 10 anos. No plano estratégico são definidos os norteadores estratégicos e a visão do futuro de uma organização.
Para dar início ao planejamento estratégico, é interessante analisar a matriz SWOT de sua organização, através da qual são mapeadas as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Além disso, é no plano estratégico que sua empresa deverá definir a missão, a visão e os valores da organização.
Já o planejamento tático apresenta limitação aos níveis departamentais e apenas ocasionalmente costuma envolver processos que englobam toda a organização. Aqui devem ser criadas metas e condições para que as ações estabelecidas no plano estratégico possam ser atingidas. No plano tático, as ações costumam ter um período de médio prazo, de 1 a 3 anos.
Por fim, o planejamento operacional é aquele em que todas as ações e metas traçadas no plano tático se concretizam. Nesta etapa, todos os níveis da empresa estão envolvidos e cuidam do acompanhamento da rotina, de modo que todas as atividades sejam executadas.
É também no plano operacional que são definidos os métodos e processos que deverão ser utilizados para a execução da tarefa. Nessa fase, geralmente são criados planos de ação, fluxogramas, checklists e cronogramas, que auxiliam na realização dos trabalhos.
Como vimos, o planejamento é decisivo para o sucesso de uma organização. Por isso, compreender como grandes empresas realizam o processo é essencial para a busca de inspiração.
Como citado no artigo publicado pelo portal Gestão de Equipes, a Gol Linhas Aéreas iniciou suas atividades em janeiro de 2001, com um patrimônio de 20 milhões de reais. Já em 2006, a empresa foi avaliada em 12 bilhões, e cresceu 17 vezes em faturamento. Um ano depois, adquiriu a Varig – ex-empresa líder – abrindo caminho para uma tentativa de hegemonia do mercado de aviação brasileira.
Para o alcance desses resultados, a empresa elaborou minuciosamente sua matriz SWOT, criou uma cultura organizacional forte e compreendeu que tinha qualidades, falhas e limitações para concorrer no mercado.
Assim, a empresa criou estratégias para um público de nicho e conseguiu se tornar referência em um mercado desprezado pelas outras companhias. Tudo isso foi alcançado através de um excelente planejamento estratégico, tático e operacional, que conversava entre si e que foi seguido com excelência por todo o corpo de trabalho.
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