Quando a empresa define a sua visão e missão, ela sabe onde quer chegar e o que deve fazer para cumprir o seu papel.
É o ponto de chegada no médio e longo prazo. A partir disso, define-se o planejamento estratégico para 5 anos e, normalmente, o mesmo é revisado anualmente em dezembro ou janeiro.
Definidas as metas do planejamento estratégico, o próximo passo é definir como alcançá-las.
Aí entra então o planejamento operacional, geralmente, para um ano, onde se define como desenvolver algo, com foco no objetivo maior, buscando a maior eficiência possível, baixo custo e pontos de controle.
O planejamento operacional de uma empresa deve garantir os resultados alinhados com o planejamento estratégico.
Se o planejamento estratégico é essencial para se definir o caminho que a empresa deve trilhar, o planejamento operacional é vital para se saber como chegar onde se quer da melhor forma.
O planejamento operacional é relevante também para a melhoria dos processos na companhia.
Controle de estoque, atendimento e acompanhamento de clientes e suporte são alguns dos principais custos de uma empresa.
Sendo assim, saber como fazer um planejamento operacional de uma empresa é fundamental para evitar prejuízos e melhorar a performance dos processos internos e os resultados em geral de uma organização.
O planejamento operacional envolve todas as áreas de um negócio e, por isso, deve ser coerente com a cultura organizacional da empresa, além de considerar os processos internos já existentes, os recursos humanos e financeiros.
Além disso, é importante destacar que ele deve ser baseado no planejamento estratégico e tático, pois somente assim será possível garantir excelência para o corpo de trabalho como um todo.
Antes de iniciar um planejamento operacional, é preciso criar o planejamento estratégico e tático, pois são nesses planos que será possível identificar as ações que deverão ser executadas em cada setor para atingir melhores resultados à empresa.
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Mas afinal, como fazer um planejamento operacional de uma empresa de forma assertiva?
Depois que a liderança determina o planejamento estratégico e tático, os gestores de cada departamento da empresa devem iniciar a elaboração de seus planejamentos operacionais.
Quem vai ser responsável por cada atividade, quantas pessoas serão necessárias para tal demanda, será preciso realizar treinamentos e fazer algum outro tipo de investimento financeiro?
Quanto tempo cada atividade vai demandar? Quais são os possíveis riscos e como solucioná-los de forma ágil e assertiva? Essas são algumas das definições que devem ficar bem claras no planejamento operacional de cada setor.
Lembrando que após a elaboração do plano, as demandas levantadas nele devem ser repassadas para o departamento de recursos humanos da empresa tomar as devidas providências.
É dessa forma que os problemas de operação poderão ser resolvidos. Lembrando que esse tipo de plano deve ser atualizado anualmente a fim de garantir inovação e melhorias constantes nos processos organizacionais.
Agora que você entendeu como fazer um planejamento operacional de uma empresa, que tal aplicar esse conhecimento na organização onde você atua e garantir um melhor desempenho na sua rotina profissional?
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial! Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos).
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