Você sabe qual é a diferença entre grupo e equipe?
De fato, no meio corporativo, é comum que grupo e equipe sejam definidos como a mesma coisa. No entanto, essas palavras têm conceitos diferentes e impacto direto na rotina de uma empresa.
É, por esse motivo, que os gestores precisam entender a diferença entre grupo e equipe e a partir de agora, faremos essa diferenciação, pois assim as atividades desenvolvidas pelos profissionais de sua empresa atingirão a maior eficácia possível.
Podemos definir o grupo de trabalho de forma simples, pois ele consiste em um número de pessoas que são detentores de habilidades e competências parecidas e que, no trabalho, compartilham o mesmo espaço.
Contudo, quando as metas de um grupo são definidas, as atividades são desenvolvidas de maneira individual, pois o trabalho realizado não precisa de um companheiro de serviço para que a atividade seja efetuada. Assim, não há necessariamente interação e nem colaboração entre os profissionais.
Outra peculiaridade do grupo de trabalho está no fato de existir hierarquia, ou seja, na empresa há chefe, coordenadores e colaboradores.
É importante salientar que em um grupo de trabalho as deficiências tendem a aparecer, pois há diferenças de valores e, muitas vezes, conflitos interpessoais.
No tópico acima definimos o que é grupo. Agora, falaremos sobre equipe. A primeira diferença entre grupo e equipe está no fato das pessoas agirem para conquistarem um objetivo em comum.
Não entendeu? Vamos exemplificar. Vai existir um líder da equipe, porém todos os integrantes vão trabalhar de maneira linear. Aqui, todos terão suas funções definidas de forma clara, porém os profissionais vão desenvolver suas atividades em conjunto, pois só assim os objetivos estipulados pela empresa serão atingidos.
A criação da equipe é muito importante, pois o ambiente ganha em criatividade, a comunicação passa a ser holística e os profissionais trocam experiências de maneira intensa e transparente.
É claro que os conflitos e as críticas aparecerão, porém eles são facilmente resolvidos a partir do momento que há um feedback. Sem contar que essa ação da empresa faz com que todos os membros da equipe aprendam mais e cresçam conjuntamente.
No ambiente corporativo, a presença dos grupos de trabalho ainda é alta e como consequência, os profissionais continuam trabalhando individualmente e focam apenas em metas pessoais.
A comunicação entre subordinados e chefes é ruim, assim como com os demais colaboradores, pois eles são vistos como concorrentes. O feedback é classificado como algo ruim e não traz crescimento.
Para a empresa conseguir vencer esse ciclo, é preciso fazer com que o ambiente de trabalho seja bom e o gestor trabalhe ainda que arduamente para que a cultura organizacional da empresa mude.
Ao fazer isso, com o passar do tempo, ele vai conseguir ter uma equipe de trabalho que tem comprometimento e na qual os membros estão integrados.
Gostou dos insights? Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais ou com os amigos via WhatsApp!