Treinamento Comportamental: Saiba o que é e Como Utilizar

Treinamento comportamental: saiba o que é e como utilizar na sua empresa

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Treinamento comportamental: saiba o que é e como utilizar na sua empresa

Imagem de uma mulher com papéis na mão e ao fundo, pessoas sentadas com notebooks e conversando para simbolizar treinamento comportamental

O treinamento comportamental é um recurso de grande importância para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Conhecimentos técnicos sobre determinada área são fundamentais para que uma equipe desenvolva um bom trabalho, mas o dia a dia em uma empresa também envolve outros fatores.

Continue a leitura e entenda melhor o que é o treinamento comportamental, além de compreender como ele pode ser utilizado em uma empresa!

O que é um treinamento comportamental?

Você já deve ter ouvido falar em hard skills e soft skills, certo?

As primeiras são as habilidades associadas ao conhecimento técnico de um profissional, ou seja, a formação que o prepara para executar suas atividades ao entrar no mercado de trabalho.

Já as soft skills dizem respeito às competências socioemocionais de uma pessoa, elementos fundamentais para que o seu conhecimento técnico seja bem aplicado no seu dia a dia profissional.

Nesse sentido, o treinamento comportamental consiste em uma capacitação visando criar equipes capazes de trabalhar em harmonia, a partir de pilares como a cooperação e o diálogo.

Qual o objetivo desse tipo de treinamento?

O treinamento comportamental pode ser utilizado para cumprir diversos objetivos, desde estimular a colaboração entre membros de diferentes equipes da empresa até torná-los mais aptos a se comunicarem e, assim, evitarem conflitos.

Seja qual for a meta específica desse processo, algumas consequências da sua realização são o aumento da produtividade na empresa e a criação de um ambiente de trabalho mais saudável, o que ajuda a reter talentos e alcançar resultados melhores.

Nesse sentido, o treinamento pode atender a diferentes necessidades, conforme a realidade de cada negócio, mas sempre traz benefícios para o seu funcionamento geral.

Como utilizar o treinamento comportamental? 

Existem diversos tipos de treinamento comportamental, que podem ser aplicados de acordo com as demandas de cada empresa.

Uma utilização comum é no desenvolvimento de uma comunicação interpessoal mais clara e eficiente.

Isso parte do princípio de que um diálogo transparente, seja entre colaboradores ou entre as equipes e a gestão, é a chave para que os processos de uma organização tenham melhor andamento, além de contribuir com a redução de conflitos no ambiente de trabalho.

Nessa linha, também é possível utilizar esse tipo de treinamento para trabalhar a gestão e resolução de conflitos, já que esses eventos são algo comum em grande parte das corporações.

Assim, os profissionais são expostos a técnicas para lidar com esse tipo de situação, desde a identificação dos problemas que levaram ao desentendimento até a sua mediação entre as partes envolvidas.

O trabalho em equipe também é um ponto a ser trabalhado, considerando que o alinhamento dos colaboradores e sua cooperação pode fazer toda a diferença na rotina da empresa, além de contribuir também para a realização de projetos específicos que demandem maior atenção e preparo.

Nesse caso, são desenvolvidos aspectos como a confiança no outro, a delegação de tarefas e o foco nas metas estabelecidas.

Para que todos os processos fluam com mais eficiência e qualidade, é muito recomendável investir em um treinamento comportamental voltado para as lideranças, com o objetivo de prepará-las para tomar decisões, dar feedbacks e acompanhar o progresso de diferentes equipes.

Seja qual for o objetivo da capacitação, mais produtividade e qualidade são consequências garantidas no dia a dia da empresa.

Gostou de conhecer melhor esse tipo de treinamento? Para entender ainda melhor o assunto, entre em contato e tire todas as suas dúvidas em uma consultoria de RH Estratégico com Alfredo Bottone!

Alfredo Bottone é Matemático, Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa e em Curso de Formação de Conselheiros, Consultor de RH Estratégico, Ética Empresarial, Relações Trabalhistas e em Desenvolvimento de Lideranças e de Profissionais de RH. É Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa. É membro da Board Academy no Brasil e associado do SHRM (Society for Human Resources Management) nos Estados Unidos.