A gestão humanizada consiste em uma alternativa para gerir os procedimentos realizados em uma empresa sem colocar o bem-estar dos colaboradores em segundo plano.
Estudos realizados pela Universidade da Califórnia revelaram que empreendimentos que trabalham para que o colaborador esteja feliz e satisfeito no ambiente de trabalho contam com equipes 31% mais produtivas.
Assim, atuar de modo a garantir o bem-estar do trabalhador consiste em uma maneira de garantir também uma atuação mais produtiva e eficiente.
Para saber mais a respeito da gestão humanizada e por que aplicá-la na sua empresa, continue a leitura!
Gerir pessoas é uma tarefa complexa e que pode ser realizada de diversas maneiras.
Assim, cada empreendimento tem a liberdade de aplicar os métodos que acredita serem mais efetivos para garantir um bom desempenho do negócio.
A gestão humanizada consiste em uma estratégia que põe em primeiro lugar, sem perder o foco na missão da empresa, o bem-estar do trabalhador, por compreender que esse é um fator essencial para seu bom desempenho e, consequentemente, para que a empresa alcance bons resultados.
Dessa maneira, as ações a serem aplicadas no dia a dia de trabalho serão guiadas pelo princípio de que é necessário garantir que os colaboradores estejam atuando em um ambiente no qual são valorizados e suas ações têm seu valor reconhecido pela gestão.
O dia a dia de trabalho de qualquer empresa envolve uma série de desafios que devem ser enfrentados e superados por seus líderes.
A gestão humanizada auxilia em diversas questões, seja na resolução de problemas, como erros em tarefas ou conflitos trabalhistas, ou ao evitar que sequer aconteçam.
Cobranças excessivas, por exemplo, podem gerar uma pressão prejudicial sobre o colaborador, uma vez que atuar em um ambiente hostil pode diminuir seu engajamento nas atividades de trabalho e reduzir sua determinação para alcançar os objetivos da empresa.
Assim, gerir de acordo com métodos mais humanizados é uma forma de incentivar o trabalhador a desempenhar suas tarefas com mais determinação, uma vez que ele também recebe um retorno positivo por parte do empreendimento.
Além disso, é imprescindível a construção de uma dinâmica na qual todos os membros de uma equipe estejam à vontade para comunicar problemas e oferecer soluções, aumentando o diálogo e as vantagens oferecidas pela sua aplicação no dia a dia de trabalho.
Um líder que trata a equipe com respeito, dialoga, pratica a escuta ativa, dá feedback, incentiva o desenvolvimento, treina os colaboradores, aceita críticas e sugestões, etc., tende a ter a confiança da equipe e a conduz para o alcance dos melhores resultados possíveis.
Com a aplicação desse tipo de gestão, é possível criar espaços mais inclusivos, que garantam diversidade nas empresas.
Para começar a aplicar a gestão humanizada na empresa, o primeiro passo é observar sua equipe de trabalho, buscando compreender quais são suas demandas e necessidades.
Dessa maneira, será possível identificar quais pontos precisam ser melhorados para que o colaborador esteja em um ambiente mais agradável e produtivo.
Após a fase de observação, é importante que a gestão faça tentativas de aproximação com seus colaboradores, criando um diálogo mais claro e sincero, para que ambas as partes compreendam de que maneira podem atuar com mais eficiência.
Além disso, é importante que a empresa esteja disposta a se adaptar às necessidades que observar, uma vez que pode ser necessário adequar processos e alterar dinâmicas de trabalho para que seus membros contem com um espaço no qual possam atuar livremente e dar o seu melhor.
Empresas que praticam uma gestão humanizada tendem a manter e atrair talentos, têm alta performance e mantêm um elevado nível de engajamento e comprometimento.
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Alfredo Bottone é Advogado, Professor em MBA de Governança Corporativa, Consultor de RH Estratégico, Ph.D., Philosophy in Business Administration (USA). É autor do livro “Insights de um RH Estratégico”, “Os desafios legais e de gestão do teletrabalho, home office e regime híbrido”, além de e-books e artigos na área trabalhista, gestão de pessoas e governança corporativa.