“Estou sem tempo!”, “Não vai dar tempo!”, “Queria ter mais tempo!”. Quantas vezes você disse ou ouviu essas frases? É comum que diante de múltiplas tarefas tenha-se a impressão de que não daremos conta. Mas praticar uma boa gestão do tempo pode otimizar a sua rotina de trabalho e até mesmo garantir qualidade de vida pessoal!
Nesse sentido, organização, planejamento e foco são fatores fundamentais. Utilize uma agenda impressa ou online, trabalhe com horários e elenque as suas prioridades. Essa é uma maneira simples e eficaz que permite que você aproveite melhor o seu tempo.
Uma dica importante é evitar conferir as mensagens de suas redes sociais pessoais durante o horário de trabalho e distrair-se com conversas paralelas em seu ambiente profissional, pois isso pode fazer com que as suas atividades se acumulem e que você necessite fazer hora extra ou mesmo levar trabalho para casa, prejudicando os seus momentos de lazer.
A gestão do tempo é uma das principais competências do mercado de trabalho atual e, quanto mais você conseguir aproveitar o seu tempo, mais produtivo você se tornará dentro da empresa.
Outro ponto positivo da gestão do tempo é que você gastará a sua energia apenas com o que realmente importa e, sendo assim, a sua mente ficará mais leve e motivada para trabalhar em novos projetos. Sem contar o fato de que você não ficará tão cansado e nem gastará tanto tempo com atividades desnecessárias.
Inclusive, vale ressaltar que a motivação é um atributo indispensável em qualquer tipo de profissão, visto que um profissional frustrado e desmotivado pode influenciar não só a sua carreira, como também o clima organizacional de toda a equipe.
Para que você consiga gerir o seu tempo de maneira eficiente, é indispensável que você se conheça bem, visto que ao planejar a sua agenda semanal, você precisará saber quanto tempo gastará em determinada atividade.
Somente assim você conseguirá ter uma agenda fiel ao seu rendimento e capacidade produtiva e não se sentirá frustrado ou desmotivado por não conseguir realizar suas tarefas dentro do seu horário de trabalho.
Além disso, a inteligência emocional no trabalho é fundamental para que você consiga ter domínio sobre a gestão do tempo. Inclusive, estresse e o desafio do equilíbrio emocional são considerados os maiores repressores de produtividade no ambiente de trabalho.
Que tal organizar a sua rotina profissional e aproveitar melhor o tempo de sua jornada de trabalho? Certamente sobrará mais tempo para você cuidar da sua saúde e curtir mais a sua família e os seus amigos.
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos). Leia mais artigos sobre Consultoria de Recursos Humanos no blog e fique por dentro das novidades da área!