A descrição de cargos é uma ferramenta muito importante para a boa performance da empresa. Por isso, a área de recursos humanos de uma empresa deve dar especial atenção na elaboração, implantação e manutenção da descrição de cargos, pois ela é muito importante para várias outras atividades do RH.
Ela permite que a organização e os colaboradores tenham um direcionamento claro sobre as atribuições de cada um, o que proporciona que o funcionamento da empresa seja mais facilmente implantado e mantido.
Desta maneira, a organização conhece as características, habilidades e conhecimentos necessários para cada cargo e função, podendo melhor gerenciá-los e contratar de maneira mais assertiva e/ou promover treinamentos com maior efetividade.
Vamos entender qual é a importância da descrição de cargos na empresa? Siga a leitura!
A descrição de cargos deve ser um documento formal da empresa, no qual estão descritas, basicamente:
Também deve conter as especificações dos cargos, que são as qualidades humanas necessárias para o desempenho adequado da função.
Essa descrição é importante porque define o que se espera dos ocupantes dos cargos, tanto para avaliação de desempenho, quanto para novas contratações.
A análise e descrição de cargos fazem parte da estratégia da organização, uma vez que permitem visualizar quais são os cargos necessários e como eles estão sendo ocupados.
Para descrever um cargo, deve-se elencar o que será realizado no dia a dia do colaborador.
Também é importante que o RH da empresa esteja sempre atento para a atualização da descrição, pois alguns cargos mudam não somente na nomenclatura, como também em suas atribuições, seja pelas mutações da estrutura organizacional da empresa, seja pelas inovações tecnológicas ou revisão dos processos, ou até mesmo pela percepção da empresa que algumas competências precisam ser revistas para garantir uma maior efetividade para os resultados esperados.
Descrever os cargos é importante porque permite que a área de recursos humanos tenha uma visão ampla sobre a estrutura da empresa e, dessa forma, possa administrar melhor os colaboradores e suas respectivas funções e responsabilidades.
Além disso, permite que o recrutamento e seleção seja mais assertivo, uma vez que já estão previamente definidas as habilidades e competências de cada cargo.
Para o empregado, esta descrição deixa claro o que a empresa espera dele e de que forma ele poderá crescer profissionalmente. Isso permite também uma avaliação de performance mais objetiva, comparando-se, além das metas, o desempenho efetivo de cada colaborador com o previsto na descrição do respectivo cargo.
No entanto, para que tudo isto funcione, a descrição precisa estar o mais próxima possível da realidade. Vemos, em muitas empresas, um documento obsoleto arquivado, distante das atividades do dia a dia dos empregados.
Claro que sempre surgirão imprevistos no cotidiano, mas a descrição de cargos deve ser um norte para todos. Com clareza de metas e objetivos, o colaborador sente-se mais seguro e motivado em alcançar os objetivos e entregar resultados para a empresa.
A organização, por sua vez, consegue contratar de forma assertiva e reter talentos, o que promove o seu desenvolvimento e o alcance dos resultados.