A mistura das gerações X, Y e Z podem ser benéficas para uma organização? A resposta é sim! A diversidade geracional pode contribuir para a sua empresa, você só precisa saber como. Leia o artigo a seguir e saiba mais sobre o assunto.
A diversidade geracional pode ser definida pela união e convivência de pessoas com faixas etárias diferentes em uma mesma organização.
Essa mistura de gerações faz parte da postura de empresas que possuem como prioridade uma variedade de perfis profissionais, fazendo com que as oportunidades do mercado de trabalho sejam acessíveis para todos e que essa junção de conhecimentos diferentes possa agregar valor aos departamentos da empresa.
Esse também é um compromisso social das empresas que visam a inclusão e união de gerações, além da abertura para contratação de pessoas de várias idades, raça, gênero, religiões e afins.
A geração X é aquela que nasceu entre a década de 1960 e 1980. São pessoas mais experientes, que já vivenciaram momentos históricos e mudanças sociais importantes.
Essa geração acompanhou a chegada de novas tecnologias, como computadores, celulares e videogames e também se dedicou por muito tempo ao trabalho, valorizando tempo e empresa e buscando sempre estabilidade.
A geração Y nasceu entre 1982 e 1994 e atualmente também é chamada de geração millennials.
Essa geração é constituída por pessoas que começaram a ver a presença da tecnologia se difundindo aos poucos nos ambientes de trabalho e que aprenderam a buscar conhecimento através das inovações tecnológicas.
São pessoas, em sua maioria, multitarefas, flexíveis e que buscam por satisfação no ambiente profissional, e por isso não costumam apresentar dificuldade em mudar de empresa, caso seja preciso.
Já a geração Z é formada por pessoas que nasceram entre 1995 e 2010, que já cresceram totalmente conhecedoras das tecnologias, celulares, softwares etc.
Costumam ser mais imediatistas e buscam por reconhecimento e qualidade de vida. Nem sempre aceitam um emprego que atrapalhe sua rotina pessoal, mas se adaptam muito bem ao horário flexível e ao modelo de home office. São os mais novos na diversidade geracional.
É comum que muitas organizações optem por contratar pessoas mais jovens e que dominem as tecnologias. Mas a diversidade geracional pode contribuir muito para o desenvolvimento das empresas. Conheça algumas vantagens a seguir:
A troca de informações e conhecimentos entre gerações que trabalham no mesmo departamento pode gerar grande aprendizado e até motivar novos cursos e atualizações.
Um time constituído por pessoas de várias idades pode fazer com que surjam novos produtos, funções e serviços que atendam públicos diferentes, aumentando o potencial de crescimento da empresa.
A união de diferentes pontos de vista, bagagens culturais, realidades e percepções múltiplas podem gerar grandes inovações para qualquer empresa.
Conviver com pessoas que resolvem problemas de formas diferentes e que enxergam as coisas sob outra perspectiva pode ser totalmente motivador e transformador.
Uma pesquisa realizada pela Forbes demonstrou que a diversidade geracional no âmbito empresarial aumentou em até 60% os efeitos positivos no trabalho.
Ou seja, uma empresa que mescla experiência e juventude em sua equipe garante o aumento da produtividade e da geração de novas ideias.
A sua empresa já inseriu essa mudança de pensamento e inclusão social na rotina? Se não, ainda é tempo. Se precisar de ajuda na implementação dessas estratégias de RH, entre em contato conosco.
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial e professor de Governança Corporativa em programa de MBA! Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos).