Nenhuma empresa alcançará a alta performance se não tiver um padrão ético claramente definido, expressando o que quer ser e como quer agir.
Um Código de Ética deve ter, inicialmente, três pilares fundamentais que definem a identidade da empresa: visão, missão e valores.
Neste artigo, vamos mostrar a importância da ética nas relações de trabalho, apresentar os três pilares fundamentais do ambiente de trabalho e entender o que é ser ético profissionalmente. Confira!
O Código de Ética Empresarial tem como objetivo orientar sobre atitudes e posturas e expor os princípios de uma empresa.
Esse documento se sustenta por três pilares fundamentais, que são:
A visão é a expressão onde a empresa quer chegar dentro de alguns anos. Ela deve ser descritiva e clara indicando onde a empresa quer estar dentro de um certo prazo (geralmente de 5 anos). Deve ser algo que inspira, que passa um certo orgulho de pertencimento da organização.
“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara de missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.” Peter Drucker
Em outras palavras, a missão deve expressar claramente o que a empresa se propõe a fazer, como fazer e para quem. É a razão de ser da empresa.
Os valores são as crenças e comportamentos que dão a verdadeira personalidade à empresa. É a expressão clara das atitudes esperadas por todos que trabalham na empresa e para a empresa, em todos os níveis hierárquicos, tanto internamente, como externamente. É o que identifica “como somos.”
É agir, em todos os momentos, mesmo sem qualquer supervisão, em consonância com os valores da empresa, adotando uma postura irrepreensível, com elevado padrão moral e ético.
Quem age eticamente, não tem receio de expor a qualquer um o que fez. Quem “esconde” algo ou tem temor de revelar alguma decisão ou atitude adotada, certamente, deve ter algum conflito com os valores éticos e morais esperados.
O Código de Ética deve ser observado por todos indistintamente, do Presidente ao mais simples colaborador. Os gestores devem ser o exemplo da ética: fazer o que dizem, ou seja, um alinhamento de 100% entre o discurso e a prática.
Para que o ambiente profissional seja, de fato, ético, algumas atitudes são fundamentais, tais como:
O respeito deve ser materializado por todos, empregadores e empregados, por atitudes concretas, tais como: cumprir as leis trabalhistas e os acordos com os sindicatos; adotar medidas de preservação da saúde e segurança dos trabalhadores; não humilhar o empregado; respeitar a diversidade; adotar medidas de preservação do meio ambiente e aceitar a divergências de ideias.
Por parte dos empregados, é preciso cumprir as normas de saúde e segurança do trabalho; nunca negar a colaboração para com colegas e equipes no desenvolvimento das atividades; respeitar a diversidade; não chamar colegas por apelidos que possam desonrar a imagem deles; num trabalho em equipe, ouvir e respeitar ideias divergentes.
Não há ética sem transparência e esta só existe com a verdade e honestidade de ambas as partes e entre pares.
A dignidade é expressa pela prática de um salário justo (de acordo com a realidade do mercado e da empresa), reconhecimento, oportunidade de aprendizagem, ambiente salubre e seguro.
A ética nas relações de trabalho coloca empregadores e empregados num ambiente de total convergência quanto a propósito na interação entre ambos.
Nas divergências, fica bem mais fácil ajustar as diferenças com respeito e concessões recíprocas, mantendo-se a mobilização para garantir um elevado grau de produtividade e resultados benéficos para todos, com respeito e satisfação.
Alfredo Bottone é consultor de RH Estratégico, Direito do Trabalho e Ética Empresarial. Formado em Matemática, Direito e Phd em Business, pela Flórida Christian University (Estados Unidos).
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