Gestão de conflitos: quais são as melhores soluções para as organizações?

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Gestão de conflitos: quais são as melhores soluções para as organizações?

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Na visão tradicional, o conflito não faz parte e não deve ser aceito dentro de uma organização. Em contraposição, a visão moderna entende que o conflito é consequência inevitável das relações humanas e interações dentro da organização. Portanto, a gestão de conflitos deve ser executada, investigando-se suas causas a fim de restabelecer o equilíbrio. 

No passado, ou no presente, por alguém que não tem conhecimento da essência do conflito, ele é resolvido pela segregação física dos elementos/pessoas envolvidas e pelos detentores de poder da autoridade. Mas hoje a resolução do conflito deve se dar através da identificação da causa e da elaboração da solução mais sustentável para o problema. 

O conflito não deve ser visto, sistematicamente, como algo negativo, sendo que quando se atinge uma resolução de sucesso, reconhece-se a força positiva e transformadora do conflito.

Conflitos não resolvidos interferem diretamente no clima da empresa e, consequentemente, no seu resultado. O clima organizacional é um fator preponderante quando falamos em produtividade e empregados satisfeitos.

Então, quais são as melhores soluções para as organizações gerirem os seus conflitos? Não é uma tarefa simples e exige líderes bem preparados! Siga a leitura e saiba mais!

O que é gestão de conflitos

Nas organizações, assim como em qualquer outro grupo social, há pessoas que pensam de formas diferentes.

Os conflitos costumam surgir, nas empresas, quando há algum tipo de problema a ser solucionado. Um conflito mal administrado pode ter um impacto no resultado final, assim como na motivação e na produtividade.

A gestão de conflitos busca solucionar as divergências entre pessoas ou equipes, promovendo sempre soluções de ganha-ganha.

Há, basicamente, dois tipos de conflitos: os racionais e os emocionais. 

Um conflito racional diz respeito a um projeto ou processo. Um exemplo disso, é quando há um conflito na entrega de um produto ou orçamento.

Já um conflito emocional, envolve problemas pessoais e de relacionamento entre membros da equipe. Podem ser colegas que não conseguem se comunicar, problemas com conflitos anteriores ou divergência de opiniões, por exemplo.

Nesse caso, também pode haver grande impacto no resultado, pela falta de diálogo, feedbacks, atrasos, entre outros.

4 dicas para a gestão de conflitos

Lidar com conflitos entre pessoas ou equipes é um dos maiores desafios das lideranças, pois costuma envolver comportamento e crenças pessoais.

O líder precisa desenvolver algumas habilidades, pois ele é o elo entre todos os membros da equipe, o restante da empresa e os clientes.

Veja 4 dicas essenciais na gestão de conflitos:

  • Negociação: é importante ouvir todas as partes envolvidas no conflito e ponderar antes de tomar uma decisão. Promova soluções onde todos ganhem de alguma forma;
  • Identificação: identifique divergências e conflitos precocemente, antes que eles ganhem uma maior proporção. Observe atentamente a sua equipe. Pequenos sinais podem ser indicativos, como atrasos e faltas;
  • Colaboração: para que os processos fluam e os conflitos sejam evitados ou solucionados, o líder sempre vai precisar da colaboração da sua equipe. Por isso, promova um ambiente de comprometimento e incentive que a equipe também busque soluções para os problemas;
  • Comunicação: a falta de comunicação e diálogo são as principais causas de conflitos nas empresas. Por isso, promova um ambiente onde as pessoas se sintam confortáveis em dialogar e expressar suas opiniões. A empresa, como um todo, deve adotar uma comunicação transparente, simples, assertiva, assídua e abrangente. Gerir conflitos não é impor ideias, muito menos fazer com que todos concordem. A gestão de conflitos deve compreender que as pessoas pensam diferente e que, mesmo assim, é possível ter uma equipe unida e com foco nos resultados.