Você considera a sua comunicação interpessoal boa? Sabe o que é escuta ativa e como ela pode melhorar a sua comunicação interpessoal?
A verdade é que a maioria das pessoas até fala bem, mas poucas escutam de fato. Antes mesmo da outra pessoa concluir a frase, já estamos interrompendo-a, não é mesmo?
Isso faz com que um diálogo não seja eficiente, pois o ouvinte não assimila verdadeiramente as informações.
No ambiente corporativo, a comunicação eficaz é essencial. É uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho atualmente.
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Uma comunicação interpessoal eficaz passa, obrigatoriamente, pela escuta ativa. Mas, afinal, o que isso significa?
A escuta ativa é uma técnica que consiste em estabelecer um diálogo eficiente entre o interlocutor e o ouvinte.
Nesse processo, é fundamental que o ouvinte compreenda e interprete as informações recebidas. É preciso demonstrar verdadeiro interesse pela fala do interlocutor, estabelecendo um vínculo com ele.
Em um ambiente corporativo, inúmeras situações carecem de uma escuta mais atenta. Seja em uma reunião, um feedback, um telefonema ou uma simples instrução para uma tarefa.
Quantas vezes um gestor se frustra por acreditar que um colaborador não tem a capacidade de seguir uma instrução simples?
Isto pode ocorrer por não haver uma boa escuta, ou seja, o funcionário escutou a instrução, mas não compreendeu ou não assimilou-a por completo.
Confira algumas dicas para aplicar a escuta ativa no ambiente de trabalho e evitar o conflito interpessoal em equipes de trabalho:
A escuta ativa, quando bem empregada, pode contribuir muito para melhorias no clima organizacional. Ela promove os relacionamentos, evita conflitos, gera confiança e melhora o trabalho em equipe, entre outros aspectos.