A seleção de pessoas é uma etapa crucial para o preenchimento adequado de uma vaga em uma empresa.
A concorrência acirrada no mercado atualmente faz com que o recrutamento eficaz de pessoas para trabalhar em uma empresa seja ainda mais essencial.
A área de recursos humanos busca encontrar, entre diversos candidatos, aqueles que são mais adequados para o cargo, de acordo com as suas exigências e habilidades de cada um, bem como que melhor se ajustam à cultura da empresa.
Neste ponto, a entrevista é fundamental para que se conheça o candidato e se avalie as suas competências.
Mas como desenvolver uma entrevista? Continue a leitura e saiba mais!
A entrevista, por sua vez, é uma das etapas mais importantes da seleção de pessoas. É através dela que o recrutador, em contato direto com o candidato, poderá avaliar suas competências e habilidades.
O primeiro passo para uma entrevista eficaz é organizar um roteiro. Afinal, o recrutador precisa estar preparado, pois é ele que deve conduzir a conversa.
Você pode dividir a entrevista em: histórico educacional, histórico profissional, histórico familiar e comportamento e relacionamento interpessoal. Para cada um dos temas, estabeleça perguntas e um tempo pré-determinado.
Confira algumas dicas para desenvolver uma entrevista:
1- Pesquisar sobre o candidato: busque saber sobre sua formação, experiências, competências, habilidades, sua vida familiar (neste caso, sem invadir a privacidade do entrevistado) e saúde. Faça perguntas que levem o candidato a falar sobre si.
2- Busque características pessoais: direcione perguntas que possam revelar o perfil da personalidade do candidato. Ou ainda, dinâmicas de comportamento.
3- Controle a entrevista: o recrutador deve ter um planejamento para que não ocorra do candidato falar livremente. Para isso, faça uma entrevista dirigida.
4- Informe-se sobre o cargo: busque saber, por exemplo, se há alto turnover ou disciplina específica exigida para o cargo em questão.
5- Elabore as perguntas previamente: planeje perguntas analíticas e descritivas, que exijam do candidato além de um “sim” ou “não”.
O recrutador deve ser alguém apto, observador e perspicaz para avaliar adequadamente e encontrar a pessoa certa para cada cargo.
É importante ressaltar que o recrutador deve eliminar qualquer preconceito ou preferência pessoal. Ele deve estar focado exclusivamente nas exigências do cargo em questão, sendo uma pessoa neutra.
Pode-se utilizar diversos formatos e dinâmicas em uma entrevista. Cada empresa deve avaliar a melhor forma de encontrar as pessoas certas para preencherem as vagas disponíveis.
Há entrevistas de triagem, que buscam confirmar informações de currículo e ter uma primeira impressão do candidato.
Em seguida, pode ser feita uma nova entrevista com candidatos selecionados, desta vez feita pelo próprio gestor ou coordenador da área.
Uma entrevista eficaz é muito mais do que encontrar a pessoa mais adequada para determinado cargo. Um recrutamento eficaz contribuir para reter talentos, diminuir o turnover e aumentar os resultados e a produtividade.
Por fim, cabe ressaltar que a entrevista é um ritual que exige planejamento e foco. Deve ser feita em ambiente reservado, sem interrupção e num clima de cordialidade. Na parte final da entrevista, deve ser dado ao candidato a oportunidade de fazer perguntas.
A entrevista faz parte do processo para colocar alguém ”na sua casa” (empresa). Por isso, deve ser alguém que tenha aderência técnica e aos valores da mesma. É muito importante fazer a opção correta de quem vai fazer parte da companhia.